Política

Disputa por legado deve marcar as eleições presidenciais, diz analista político

Em entrevista ao PodNews, Creomar de Souza analisou o cenário pré-eleitoral no Brasil e fez projeções sobre o que esperar do pleito de outubro

O PodNews deste sábado (24) recebeu o analista de risco político e fundador da Consultoria de Análise de Risco Dharma, Creomar Souza, para discutir as expectativas em torno das eleições de outubro.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

No caso da disputa pelo Palácio do Planalto, o analista disse acreditar que, em um país politicamente dividido como o Brasil, o que está em jogo é o legado de dois nomes que hoje detém a maior parte do eleitorado nacional.

"A gente tem dois elementos importantes que se somam em uma palavra que é legado. Isso quer dizer Lula vem para uma eleição em que estará o seu legado em jogo na tentativa de um quarto mandato. E, de outro lado, a família Bolsonaro, que se tornou quase que um sinônimo de direita no Brasil, também vem para uma eleição em que Jair Bolsonaro tende a transferir seu legado para o seu filho Flávio", explicou em entrevista ao PodNews.

Creomar também citou temas sensíveis que podem permear o ano eleitoral e alertou para o uso da inteligência artificial durante as campanhas eleitorais. "A gente não sabe ainda ao certo qual o nível de capacidade das autoridades eleitorais para coibir em um uso massivo de inteligência artificial", alertou.

O analista político ainda propôs uma reflexão sobre as reais chances de nomes fora do bolsonarismo convencerem o eleitorado de direita, ameaçando o presidente Lula (PT) e impondo um desafio ao senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

"Com a saída de Bolsonaro do jogo, qual é o dilema que fica? Eu, que sou de direita, tenho votos para nacionalmente me colocar como um nome fora do bolsonarismo? Esse é um dilema que vai estar na cabeça de Tarcísio de Freitas, Ratinho Júnior, Ronaldo Caiado, de qualquer nome que não seja bolsonarista", disse.

Sobre as eleições

O primeiro turno das eleições de 2026 está marcado para 4 de outubro. Já o segundo, caso ocorra, será em 25 de outubro. Os brasileiros vão votar para presidente, governadores, senadores, deputados federais e estaduais ou distritais, no caso do Distrito Federal.

Assuntos relacionados

Eleições

Últimas Notícias