Desastres em Brumadinho e Mariana: Lula garante que acordos com a Vale serão resolvidos até outubro
Presidente da República está em Uberlândia para entrega de obras de ampliação do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quinta-feira (5), que os acordos da Vale relativos aos desastres em Mariana e Brumadinho será resolvido até o mês de outubro.
O rompimento de barragens da Vale geraram graves desastres ambientais, em Mariana (2015) e Brumadinho (2019). De lá para cá, diversas tentativas de acordo para pagamento de indenização, limpeza e reconstrução das cidades não saíram do papel.
"Até o começo de outubro nós vamos resolver a questão do acordo com a Vale para resolver o problema de Mariana e de Brumadinho. É uma coisa que se arrasta há dez anos. Vários compromissos, tentativas de fazer acordo, decisões judiciais e a Vale não cumpre, mas agora vai ter que cumprir", disse o presidente da República em entrevista à Rádio Vitoriosa, de Uberlândia (MG).
Lula também comentou sobre a mudança na direção da Vale, e fez um apelo para que a nova gestão tenha um foco maior no desenvolvimento de tecnologias na mineradora, e não só na venda de ativos.
"A Vale está mudando de direção e espero que a nova direção seja mais cuidadosa e pense mais no desenvolvimento da Vale. A antiga só pensava em vender ativos", disse.
Gabinete do ódio
Lula também voltou a fazer críticas ao governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Segundo o atual chefe do Palácio do Planalto, o antecessor não investia no país e ficava "falando mal dos outros"
"Em apenas um ano investimos mais em recuperação de rodovia do que o governo passado em quatro anos [...] esse país estava desgovernado. Esse país não exista governo, porque o presidente só ficava dentro do Palácio da Alvorada falando mal dos outros com o chamado gabinete do ódio", disse Lula.
"Do outro lado, o ministro da Economia só estava disposto a vender o patrimônio publico, para tentar fazer dinheiro para o presidente gastar à toa", completou.
Eleições municipais
O presidente da República afirmou ainda que uma de suas prioridades nas campanhas das eleições municipais será na candidatura da deputada federal Dandara (PT-MG) à prefeitura de Uberlândia. Ele prometeu que fará um comício para a petista.
"A eleição da Dandara significa aumentar a fotografia das mulheres e colocar ela na primeira página dos jornais e não no rodapé da quinta folha do jornal", disse.