Publicidade
Política

Deputado da oposição tem esperança que PL da Anistia seja pautado na Câmara

Ao lado de familiares de condenados pelo 8 de janeiro, Luciano Zucco (PL-RS) defendeu o perdão de quem invadiu e depredou as sedes dos Três Poderes

Imagem da noticia Deputado da oposição tem esperança que PL da Anistia seja pautado na Câmara
Foto: Reprodução/X
Publicidade

Em um esforço para tentar por em pauta o projeto de lei que anistia - PL da Anistia - que perdoa envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, em Brasília, parlamentares de oposição ao governo Lula estiveram reunidos com familiares de presos nesta terça-feira (11), e saíram em em defesa do projeto.

"Nenhum assunto é mais urgente e mais importante do que a censura, a perseguição e o abuso de poder que estamos experimentando no Brasil", afirmou deputado Luciano Zucco (PL-RS), líder da oposição na Câmara aos jornalistas convocados para uma entrevista coletiva. Vanessa Vieira, esposa de Ezequiel Ferreira Luís, condenado a 14 anos de prisão pelos atos, viajou de Rondônia para Brasília com os filhos, alegando inocência do marido. "Ele foi condenado, mas não cometeu nenhum crime, não há nenhuma prova. Como eu digo pros meus filhos que o estado defende a família, se meu marido foi condenado injustamente?", disse a Vanessa.

+ 8/1 no STF tem 30 condenados, 66 presos e 1 mil julgamentos na fila

Luciano Zucco insistiu que a pauta da anistia precisa ser definida no Congresso, já que os parlamentares são os "representantes legítimos do povo". Ele diz ter esperanças de que o projeto será pautado sob a presid~encia de Hugo Motta.

"As colocações responsáveis e equilibradas do presidente [da Câmara] Hugo Motta nos conduzem a uma esperança de que será pautado nesta Casa o PL da Anistia", declarou o deputado, ao defender a proporcionalidade da pena para os envolvidos nos atos.

Em 8 de janeiro de 2023, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro e brasileiros contrários à vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2022, invadiram a Praça dos Três Poderes e depredaram instalações do Congresso, Planalto e Supremo Tribunal Federal.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade