Datena diz que recebeu mensagens de desculpas de Marçal dois dias antes do episódio da cadeirada
No texto, o candidato do PRTB declara que o comportamento na disputa eleitoral parece de "animais" em zoológico
O candidato à prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB) mandou mensagens ao seu opositor José Luiz Datena (PSDB), pedindo desculpas por discussões anteriores. O candidato tucano declarou ter recebido o conteúdo na última sexta-feira (13), antes do episódio da cadeirada que ocorreu durante o debate na TV Cultura neste domingo (15), mas só revelou após o ocorrido. O SBT News teve acesso às mensagens enviadas por Marçal.
+Datena é expulso de debate após dar cadeirada em Pablo Marçal
Na conversa, o candidato do PRTB chegou a dizer que a disputa eleitoral tem os levado a comportamentos de "animais". Ainda nas mensagens, Marçal assume que as palavras lançadas contra Datena foram "pesadas".
Após ser expulso do debate da TV Cultura, Datena conversou com jornalistas e comentou o pedido de desculpas de Marçal. De acordo com o ex-apresentador de TV, ele chegou a desconfiar, a princípio, se realmente era Marçal quem estava escrevendo as mensagens.
"Na sexta-feira, o Pablo Marçal mandou uma mensagem pelo meu celular, mais uma vez, pedindo perdão pelas acusações que ele havia feito a mim e aos outros candidatos, mas principalmente a mim, e não incluía nada tão grave como isso, que foi uma calúnia e difamação. Ele pediu perdão várias vezes na mensagem. Diz que a gente parecia animais expostos ao zoológico. Acredito que nem tenha sido ele quem escreveu, algum assessor, que estava muito bem escrito e que, a partir dali, ele propunha que a coisa fosse civilizada dentro de um processo democrático. Eu disse, se esses são os termos, pra mim tudo bem, mas ele tem que provar, você tem que provar que realmente é essa a sua intenção. Ele me respondeu. Eu perguntei, é você mesmo? Eu tô estranhando que você tenha feito isso. Ele respondeu, é eu mesmo", descreve.
Ainda na fala com a imprensa, Datena diz que, mais tarde, o assessor de Marçal ligou para ele, propondo um café. Segundo o candidato tucano, a resposta dele foi o silêncio.
+ Marçal recebe alta e diz que vai pedir cassação do registro da candidatura de Datena
A equipe de campanha de Pablo Marçal se manifestou por meio de nota, lamentando o ocorrido.
"Viemos, por meio desta nota, esclarecer o lamentável acontecimento de hoje, 15 de setembro de 2024, durante o debate eleitoral na TV Cultura. Na ocasião, Pablo Marçal foi covardemente agredido por José Luiz Datena, que o golpeou na região das costelas com uma cadeira de ferro. Infelizmente, Marçal precisou sair do debate às pressas, em uma ambulância, para receber cuidados médicos em caráter emergencial. É lamentável que o debate tenha continuado, mesmo sem a presença do candidato agredido. Pablo Marçal está ferido, com suspeita de fraturas na região torácica e muita dificuldade para respirar. Esperamos que as medidas judiciais cabíveis sejam tomadas e contamos com as orações do povo", diz a nota.
Datena também se manifestou oficialmente e confessa que errou e seu desejo era que o episódio nunca tivesse ocorrido, mas se as circunstâcias fossem as mesmas, ele faria novamente.
"Errei, mas de forma alguma me arrependo. Preferia, sinceramente, que o episódio não tivesse ocorrido. Mas, fossem as mesmas as circunstâncias, não deixaria de repetir o gesto, resposta extrema a um histórico de agressões perpetradas a mim e a muitos outros por meu adversário", afirma.
Em outro trecho, Datena declara que a candidatura de Marçal é um risco, mas não desistirá do pleito.
"Continuarei a disputa pela prefeitura de São Paulo para realizar meu sonho de fazer de São Paulo uma cidade melhor, que ofereça uma vida digna aos que mais precisam. E também para defender a nossa democracia ameaçada por figuras como Pablo Marçal que querem o obscurantismo e não o bem da cidade e de sua população", completa.