Publicidade
Política

Datafolha: 51% aprovam prisão de Bolsonaro e 42% discordam

Segundo a pesquisa, 53% dos participantes acham que Moraes está seguindo o que determinam as leis, e 39% consideram que o ex-presidente está sendo injustiçado

Imagem da noticia Datafolha: 51% aprovam prisão de Bolsonaro e 42% discordam
Publicidade

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (14) mostra que a maioria dos brasileiros aprova a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O levantamento aponta que 51% dos entrevistados concordam com a medida, determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), no âmbito de uma ação penal que apura suposta tentativa de golpe de Estado. Por outro lado, 42% discordam da prisão.

+ Eduardo Bolsonaro fala em mais sanções dos EUA contra Brasil incluindo tarifas

A pesquisa foi realizada na segunda (11) e na terça (12), e ouviu 2.002 pessoas com mais de 16 anos em 113 municípios. A margem de erro global do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou menos.

O instituto também questionou se o ex-presidente Jair Bolsonaro está sendo injustiçado por Moraes, ou se Moraes está seguindo o que determinam as leis e a Constituição. Para 53% dos ouvidos, Moraes está seguindo o que determinam as leis. Já para 39%, consideram que Bolsonaro está sendo injustiçado.

No início de agosto, outro levantamento do instituto indicava empate técnico: 48% defendiam a prisão do ex-presidente, enquanto 46% eram contrários. A variação nos números ocorreu dentro da margem de erro.

+ Trama golpista: após alegações finais, STF se prepara para julgamento de Bolsonaro e sete réus; próximos passos

Bolsonaro cumpre prisão domiciliar desde 4 de agosto por descumprir medidas cautelares impostas pelo STF. A decisão foi motivada pela divulgação de conteúdo nas redes sociais de seus filhos, considerada uma violação das restrições. Segundo a Corte, o material teria relação com atos realizados por apoiadores em 3 de agosto.

Veja perguntas da pesquisa Datafolha:

"A prisão domiciliar de Jair Bolsonaro foi decretada porque ele teria desobedecido a ordem de não usar as redes sociais ao ter participado de uma chamada de vídeo, em uma manifestação em seu apoio e com ataques ao STF, que foi transmitida por várias pessoas. Você concorda ou discorda da decisão do Ministro Alexandre Moraes de decretar a prisão domiciliar de Bolsonaro por esses motivos?"

  • 51% – Concorda;
  • 42% – Discorda;
  • 4% – Não sabem.

"Defensores do ex-presidente Jair Bolsonaro alegam que ele está sendo injustiçado pelo Ministro do STF, Alexandre de Moraes, por motivos políticos. Defensores das decisões do Ministro Alexandre de Moraes dizem que ele está seguindo o que determinam as leis e a Constituição. Na sua opinião:"

39% – Jair Bolsonaro está sendo injustiçado;

53% – Alexandre de Moraes está seguindo o que determinam as leis e a Constituição;

7% – Não sabem.

+Trama golpista: Moraes solicita definição de data para julgamento de Bolsonaro e aliados no STF

Quem são os réus do "núcleo crucial" da tentativa de golpe?

  • Alexandre Ramagem, deputado federal (PL-RJ) e ex-diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin);
  • Almir Garnier, almirante de esquadra e ex-comandante da Marinha;
  • Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e Segurança Pública e ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal;
  • Augusto Heleno, general da reserva do Exército e ex-ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República;
  • Jair Bolsonaro (PL), ex-presidente da República;
  • Mauro Cid, tenente-coronel do Exército e ex-ajudante de ordens de Bolsonaro;
  • Paulo Sérgio Nogueira, general, ex-ministro da Defesa e ex-comandante do Exército;
  • Walter Souza Braga Netto, general da reserva do Exército, ex-ministro-chefe da Casa Civil e ex-ministro da Defesa.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade