Política

CPMI do INSS ouve presidente de confederação de pescadores nessa segunda (3)

Entidade é apontada como uma das envolvidas no esquema de fraudes no instituto

Imagem da noticia CPMI do INSS ouve presidente de confederação de pescadores nessa segunda (3)
CPMI do INSS ouve Abraão Lincoln Ferreira da Cruz nesta segunda (3)
• Atualizado em
Publicidade

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS vai ouvir, nessa segunda-feira (3), o presidente da Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura (CBPA), Abraão Lincoln Ferreira da Cruz. A entidade está entre as associações suspeitas de envolvimento no esquema de fraudes em aposentadorias e pensões, que é alvo de investigação da Polícia Federal (PF).

Abraão Lincoln foi convocado a partir de oito requerimentos aprovados pelo colegiado e vai prestar depoimento a deputados e senadores integrantes da comissão a partir das 16h. O presidente da CBPA já teve a quebra de seus sigilos bancários e fiscal aprovados pela CPMI, que requereu ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) o envio de Relatório de Inteligência Financeira (RIF).

+ CPMI do INSS: ex-diretor do instituto admite ter recebido R$ 2 milhões de empresa ligada ao "Careca"

Um dos requerentes da convocação de Lincoln foi o senador Izalci Lucas (PL-DF), que argumentou que a CBPA é “um dos eixos centrais da arquitetura criminosa desvelada pela Operação Sem Desconto e responsável por um impacto financeiro estimado em R$ 221,8 milhões subtraídos de forma contumaz e sistêmica dos benefícios de aposentados e pensionistas”.

Operação sem Desconto

A PF deflagrou, em abril deste ano, a Operação sem Desconto, que apura um esquema de fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a partir de descontos irregulares em benefícios a aposentados e pensionistas entre os anos de 2019 e 2024.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade