CPMI do INSS ouve presidente de confederação de pescadores nessa segunda (3)
Entidade é apontada como uma das envolvidas no esquema de fraudes no instituto

Lara Curcino
A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS vai ouvir, nessa segunda-feira (3), o presidente da Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura (CBPA), Abraão Lincoln Ferreira da Cruz. A entidade está entre as associações suspeitas de envolvimento no esquema de fraudes em aposentadorias e pensões, que é alvo de investigação da Polícia Federal (PF).
Abraão Lincoln foi convocado a partir de oito requerimentos aprovados pelo colegiado e vai prestar depoimento a deputados e senadores integrantes da comissão a partir das 16h. O presidente da CBPA já teve a quebra de seus sigilos bancários e fiscal aprovados pela CPMI, que requereu ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) o envio de Relatório de Inteligência Financeira (RIF).
Um dos requerentes da convocação de Lincoln foi o senador Izalci Lucas (PL-DF), que argumentou que a CBPA é “um dos eixos centrais da arquitetura criminosa desvelada pela Operação Sem Desconto e responsável por um impacto financeiro estimado em R$ 221,8 milhões subtraídos de forma contumaz e sistêmica dos benefícios de aposentados e pensionistas”.
Operação sem Desconto
A PF deflagrou, em abril deste ano, a Operação sem Desconto, que apura um esquema de fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a partir de descontos irregulares em benefícios a aposentados e pensionistas entre os anos de 2019 e 2024.







