Publicidade
Política

CPMI do INSS: Damares pede depoimentos de Lula, Dilma e Temer

Senadora argumenta que descontos ilegais por entidades associativas começaram nos dois primeiros governos do petista e continuaram em gestões seguintes

Imagem da noticia CPMI do INSS: Damares pede depoimentos de Lula, Dilma e Temer
Senadora Damares Alves (Republicanos-DF) | Divulgação/Geraldo Magela/Agência Senado
,
• Atualizado em
Publicidade

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) protocolou neste sábado (23), na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga fraudes em aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), pedidos para que presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ex-presidentes Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (MDB) sejam convidados a prestar depoimento.

A parlamentar justificou que há "indícios" de que descontos ilegais por entidades associativas em benefícios de aposentados e pensionistas "foram iniciados ainda nas primeiras gestões de Lula, continuaram nos governos Dilma e Temer e se intensificaram" no atual governo. Como se tratam de convites, caso requerimentos sejam aprovados, autoridades não serão obrigadas a comparecer.

+ "Não vejo como derrota", diz ministro da Previdência sobre CPI mista do INSS

A assessoria de imprensa de Damares informou ao SBT News que a senadora também quer que Jair Bolsonaro (PL) seja convidado para depor à CPMI, mas argumentou que não o incluiu porque já há pedidos apresentados.

A página da comissão no site do Senado Federal mostra dois requerimentos de convocação do ex-presidente, protocolados na quinta (21) pelos deputados Alencar Santana (PT-SP) e Rogério Correia (PT-MG).

No pedido para convidar Lula à CPMI, Damares escreveu que "há interesse do próprio presidente" em participar dos trabalhos do colegiado, "pelo princípio da transparência na gestão da coisa pública, de esclarecer esses desvios de recursos do INSS, que já vinham ocorrendo nos seus dois governos anteriores".

+ Oposição assume presidência da CPMI do INSS

Em nota à imprensa, a assessoria da senadora informou que a congressista apresentou 91 requerimentos de convite e convocação de nomes como o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, do ex-ministro da pasta Carlos Lupi, de ex-dirigentes do INSS e de representantes das entidades investigadas.

Outro nome que Damares defende que seja investigado é um dos irmãos de Lula, José Ferreira da Silva, conhecido como Frei Chico, vice-presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados e Idosos (Sindnapi), uma das associações envolvidas nas fraudes.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade