COP30: Lula retorna a Belém na quarta (19) para tentar destravar negociações em semana decisiva
Última semana da conferência climática da ONU começou nesta segunda (17); evento na capital paraense termina na sexta (21)

Gabriela Vieira
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retorna na quarta-feira (19) a Belém (PA) para os últimos dias da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), que tem encerramento previsto para sexta (21).
A informação foi divulgada pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, em carta lida no encerramento da Cúpula dos Povos, nesse domingo (16).
+ COP 30: Cerca de 160 ministros e autoridades entram em jogo para acelerar negociações climáticas
"Voltarei a Belém no dia 19 de novembro para encontrar o secretário-geral da ONU em um esforço conjunto para fortalecer a governança do clima e do multilateralismo. Também vou participar de reuniões com vários países, representantes da sociedade civil, povos indígenas e populações tradicionais, e governadores e prefeitos", afirmou Lula na mensagem lida pela ministra.
No documento, a ministra citou que esta será uma "semana decisiva" para o combate à emergência climática. A partir de hoje, começam as negociações políticas da Conferência do Clima em Belém.
Agora, a alta cúpula tem o desafio de dar os encaminhamentos finais. Nessa reta final da COP30, são firmados os acordos e a resolução final, que precisa ser assinada por todos os países presentes.
+ COP30: 6º dia conta com debates sobre mercado de carbono e freio de super poluentes
Um dos objetivos de Lula nos dias finais da conferência é convencer líderes de outros países a investirem no Fundo Florestas Tropicais Para Sempre (TFFF). O Brasil também tem como objetivo traçar um Mapa do Caminho para a transição energética.
"Precisamos de mapas do caminho para que a humanidade, de forma justa e planejada, supere a dependência dos combustíveis fósseis, pare e reverta o desmatamento e mobilize recursos para esses fins. Não podemos sair de Belém sem essas decisões", disse Marina Silva.
O presidente esteve na cerimônia de abertura da COP30 há uma semana. Anteriormente, ele participou da Cúpula de Líderes, antes do início da conferência sobre mudanças climáticas.







