Publicidade
Política

Congresso aprova medida para facilitar crédito a atingidos por chuvas no RS

Mudança altera as regras do Orçamento e possibilita empréstimos da Caixa, Banco do Brasil e BNDES; texto segue para sanção de Lula

Imagem da noticia Congresso aprova medida para facilitar crédito a atingidos por chuvas no RS
Proposta é voltada para facilitar a liberação de créditos aos afetados pelo extremo climático no Rio Grande do Sul | Rafa Neddemeyer/Agência Brasil
Publicidade

O Congresso Nacional aprovou mudanças no Orçamento para facilitar a concessão de crédito para pessoas e empresas afetadas pela tragédia no Rio Grande do Sul. Na prática, a medida vai simplificar a tomada de empréstimos, mas ainda depende da sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

+ Aeroporto fechado após enchentes no Rio Grande do Sul deve voltar a operar em outubro

A aprovação do texto veio nesta quinta-feira (29), em uma sessão convocada às vésperas. Para permitir a adequação de créditos, deputados e senadores concordaram em uma alteração das regras do Orçamento - a Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Pelo texto, agências financeiras oficiais - como Caixa Federal, Banco do Brasil e o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) - não precisarão se preocupar com restrições legais de pessoas e empresas.

O ajuste vale para contratações, renovações ou renegociações junto a agentes financeiros. É necessário comprovar estar em dia com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), em data anterior à tragédia gaúcha.

A medida é voltada ao Rio Grande do Sul, mas vale para municípios afetados por calamidade pública ou em estado de emergência que tenham sido confirmados pelo governo federal.

Publicidade

Assuntos relacionados

SBT News
Rio Grande do Sul
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade