Aeroporto fechado após enchentes no Rio Grande do Sul deve voltar a operar em outubro
Quase metade das obras de reparo no Aeroporto Salgado Filho, de Porto Alegre, estão prontas
Quase metade das obras de reparo no Aeroporto Salgado Filho, de Porto Alegre, estão prontas. Ele estava fechado desde maio, em razão das enchentes no Rio Grande do Sul e deve voltar a operar em outubro.
+ Dono de loja de armas é preso no Distrito Federal suspeito de mentir sobre arsenal furtado
Uma usina de asfalto foi instalada para agilizar a recuperação da pista. Segundo a Fraport, concessionária que administra o terminal, 40% das obras que estavam previstas para outubro, já estão concluídas.
"Muitos equipamentos nós conseguimos recuperar com o nosso próprio efetivo, fazendo a manutenção e a recuperação desses equipamentos. [...] Nós temos alguns equipamentos de raio-x, por exemplo, e outros equipamentos importados que já foram solicitados, já foram contratados", disse o vice-presidente de operações da Fraport, Edgar Nogueira.
A Base Aérea de Canoas tem sido usada como pista provisória. A partir de 21 de outubro, a pista de Porto Alegre passará a receber pousos e decolagens nacionais. A volta do funcionamento total do aeroporto só deve ocorrer em 16 de dezembro, data prevista para a volta dos voos internacionais.
Por causa dos estragos, a Fraport pede o reequilíbrio do contrato de concessão. O valor estimado do prejuízo seria de R$ 700 milhões. Um estudo técnico elaborado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) deve ser entregue ao Tribunal de Contas da União (TCU) para revisão. Só depois é que o Governo Federal vai anunciar quanto deve liberar à empresa.
O ministro do TCU, Vital do Rêgo Filho, que fiscaliza os valores utilizados na reconstrução do Estado, visitou o terminal.
"Nós não temos ainda valores específicos sobre quanto o Tesouro vai aportar. O Tesouro vai ser a terceira etapa", disse o ministro.