Com foco em 2026, Tarcísio recruta aliado da bancada do agro como novo secretário
Agricultura será comandada por Geraldo Melo, ligado à Frente Parlamentar da Agropecuária; ele deve integrar campanha caso governador dispute o Planalto


Iander Porcella
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), bateu o martelo sobre quem será seu novo secretário de Agricultura. Segundo apurou o SBT News, o nome escolhido foi Geraldo Melo, diretor-geral do Instituto Pensar Agro (IPA), entidade ligada à Frente Parlamentar da Agropecuária. A FPA é o grupo mais influente do Congresso. Melo também foi presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), de 2019 a 2022, no governo Bolsonaro.
De acordo com aliados de Tarcísio, a ideia é reforçar o laço com o agronegócio e se aproximar ainda mais dos deputados e senadores que representam o setor, com foco nas eleições de 2026. Melo foi recrutado como conselheiro do governador e deve integrar a campanha presidencial caso Tarcísio decida se lançar ao Palácio do Planalto.
Apesar de o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) ter anunciado que será o candidato do ex-presidente Jair Bolsonaro no ano que vem, interlocutores de Tarcísio dizem que ele ainda mira o Planalto. Além disso, o governador continua como o nome favorito do Centrão para enfrentar nas urnas o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O atual secretário de Agricultura de São Paulo, Guilherme Piai, deixará o cargo em breve para concorrer nas eleições do ano que vem, assim como outros integrantes da equipe de Tarcísio. A expectativa é que a troca ocorra em janeiro.
Uma dessas mudanças já ocorreu na Secretaria de Segurança: saiu o deputado Guilherme Derrite (PP-SP), que deve disputar o Senado, e assumiu o secretário-executivo da pasta, Osvaldo Nico Gonçalves. O presidente do PSD, Gilberto Kassab, também anunciou que sairá do posto de secretário de Governo.









