Cláudio Castro é convidado para falar na CPI do Crime Organizado
Senadores querem conhecer o trabalho do governo do RJ sobre os grupos criminosos

Cristiane Ferreira
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Crime Organizado deverá ouvir, na próxima quarta-feira (3), o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL). Ele e o secretário estadual de Segurança Pública, Victor César Carvalho dos Santos, foram convidados para falar sobre as políticas de segurança no Rio.
O requerimento sobre a ida de Castro e Santos ao Senado é do relator, Alessandro Vieira (MDB-SE). A intenção é compartilhar experiências por parte de governadores e secretários de 11 estados brasileiros.
“A oitiva dos convidados é imprescindível para que esta comissão possa compreender, entre outros temas, as estratégias de inteligência em curso, as dificuldades operacionais enfrentadas, os gargalos no combate à lavagem de dinheiro por essas organizações e as ações de cooperação entre os estados e o governo federal”, disse.
Durante um dos encontros do grupo, o presidente da CPI, senador Fabiano Contarato (PT-ES), afirmou que os parlamentares têm se dedicado a compreender o funcionamento das facções, sua organização, financiamento, a disputa por territórios, a influência sobre as economias locais e a penetração em estruturas governamentais.
"A partir desse entendimento, buscamos identificar quais políticas públicas podem interromper esse ciclo, com inteligência, cooperação federativa, transparência, controle e proteção das populações mais vulneráveis. E, por isso, a próxima etapa será ouvir governadores e secretários de segurança. São eles que comandam as polícias civis, militares e demais institutos estatais responsáveis pela prevenção, investigação, policiamento ostensivo, gestão do sistema prisional e formulação das políticas de segurança pública", disse Contarato.









