Candidatos do "Enem dos Concursos" devem receber imagem do cartão de resposta no dia 10
Governo já recolheu 100% dos materiais e vai digitalizar os documentos para preservar todas as informações
As provas e materiais administrativos usados no Concurso Público Nacional Unificado (CNPU) – o "Enem dos concursos" – foram todos recolhidos e transportados para a sede da Fundação Cesgranrio, no Rio de Janeiro, anunciou o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos nesta segunda-feira (2).
+ "Brasil não é terra sem lei", diz Padilha após STF manter suspensão do X/Twitter
A pasta ressalta que, após a chegada dos materiais no local, os cartões de resposta serão digitalizados. "Isso garante que todos os registros serão preservados de forma adequada e que o acesso às informações estará assegurado", diz a nota.
O ministério reforça ainda que o edital do CNPU prevê que as imagens dos cartões de resposta serão disponibilizadas para os candidatos em 10 de setembro, às 10h; os participantes do concurso poderão acessá-las na área do candidato, a página em que foi feita a inscrição para o CNPU.
A Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Força Nacional, secretarias estaduais de Segurança e o Ministério da Justiça apoiaram o processo de recolhimento das provas e materiais administrativos e transporte para sede da Cesgranrio.
De acordo com o Ministério da Gestão, "a logística reversa é uma fase crucial, pois garante a segurança e a integridade de todo o certame".
+ Primeira turma do STF confirma decisão de Moraes e mantém X suspenso
A pasta pontua que, desde o começo, "a Comissão Organizadora do CPNU, com a ajuda e a expertise dos Correios, adotou medidas rigorosas para assegurar que todo o processo fosse conduzido com total segurança".
Cerca de 1 milhão de pessoas fizeram as provas do Concurso Público Nacional Unificado, no dia 18 de agosto, para concorrer a 6.640 vagas em 21 instituições federais. A Fundação Cesgranrio foi a organizadora da seleção. Os gabaritos preliminares das provas objetivas foram divulgados no dia 20 de agosto.
As notas finais das provas objetivas e a nota preliminar da discursiva serão publicadas em 8 de outubro. Ainda de acordo com o governo, a divulgação definitiva do resultado do CNPU está prevista para 21 de novembro, e a etapa de convocação para posse e realização de cursos de formação começará em janeiro.