Brasil tem menos mulheres deputadas do que a média dos países com maiores economias
Representação feminina está próxima aos 20%, enquanto percentual de países que fazem parte do G20 é maior que 29%
Lis Cappi
A Câmara dos Deputados conta com uma representação política de mulheres inferior à média dos países com as maiores economias do mundo. Enquanto no Brasil a representação feminina está próxima aos 20%, nações que fazem parte do grupo do G20 têm uma média que supera os 29%.
+Lira defende reserva de cadeiras para mulheres no Legislativo
A comparação é da União Interparlamentar e fez parte da abertura do P20, que reúne os chefes de parlamento das maiores economias em Brasília.
Os números foram citados pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e mostram que as 92 deputadas - frente os 421 deputados da Casa - colocam o Brasil ainda atrás da média internacional, que é de representação de mulheres em 25%.
“No caso do Brasil, a representação feminina no Legislativo federal está próxima aos 20%, nesta que é a legislatura com o maior número de deputadas e senadoras na história do nosso Parlamento. Nas eleições municipais que acabamos de realizar, houve recorde de mulheres eleitas para o cargo de prefeita”, declarou Lira.
A deputada Benedita da Silva (PT-RJ), que coordena a bancada feminina da Câmara, lembrou da necessidade de uma atenção para melhores condições e independência das mulheres no país.
“Muitos nos perguntam o porquê desse recorte se somos iguais, e então pergunto: se fosse assim não teríamos levado 400 anos para sermos votadas e termos um assento no Parlamento; se fôssemos iguais, nós teríamos a igualdade nos espaços de poder e em nossas vidas, haveria paridade salarial; se fôssemos iguais, a violência seria tanta?”, questionou.
Carta de Alagoas
As coordenadoras das bancadas femininas da Câmara, deputada Benedita da Silva (PT-RJ), e do Senado, Leila Barros (PDT-DF), entregaram aos presidentes de parlamentos a Carta de Alagoas - documento final da 1ª reunião de mulheres parlamentares, realizada em julho na capital alagoana.
O documento traz recomendações para áreas prioritárias, tendo como destaque a justiça climática e o desenvolvimento sustentável para mulheres e meninas; a ampliação da representatividade feminina em espaços de decisão e o combate às desigualdades de gênero para autonomia econômica de mulheres.
P20 no Brasil
De quarta-feira (6) até sexta-feira (8), a Câmara dos Deputados recebe a reunião dos líderes de parlamento das maiores economias. O evento antecede o G20, que este ano também é realizado no Brasil, e é voltado para encaminhamentos ligados ao congresso para o evento internacional.
O presidente Lula (PT) participa da cerimônia de abertura oficial do evento nesta quinta-feira (7). O ato acontece no segundo dia, enquanto o primeiro foi voltado para tratar especialmente da representação de mulheres.