Bolsonaro tem imagem negativa para 53% dos brasileiros, diz pesquisa Genial/Quaest
Preso por tentativa de golpe de Estado, ex-presidente tem pior desempenho no Nordeste e melhor no Sul

Felipe Moraes
Jair Bolsonaro (PL), ex-presidente preso por tentativa de golpe de Estado, tem imagem negativa para 53% e positiva para 41% dos brasileiros, diz pesquisa Genial/Quaest sobre conhecimento e avaliação popular de lideranças políticas divulgada nesta sexta-feira (16).
Maior percentual de quem "conhece e tem imagem negativa" se concentra no Nordeste (67%), enquanto índice de mais alto do grupo que "conhece e tem imagem positiva" fica no Sul (58%) do Brasil.
Levantamento fez perguntas a eleitores sobre "conhecimento e imagem" de nove nomes da política atual. Lista não inclui o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), possíveis principais candidatos à Presidência nas eleições de 2026. Pesquisa testou popularidade de:
- Jair Bolsonaro (PL), ex-presidente inelegível e preso por tentativa de golpe;
- Michelle Bolsonaro (PL), ex-primeira-dama;
- Geraldo Alckmin (PSB), vice-presidente e ministro da Indústria;
- Fernando Haddad, ministro da Fazenda;
- Pablo Marçal (PRTB), empresário, ex-candidato à prefeitura de São Paulo e inelegível até 2032;
- Silas Malafaia, pastor e aliado de Bolsonaro;
- Tereza Cristina (PP-MS), senadora e ex-ministra da Agricultura e Pecuária no governo Bolsonaro;
- Hugo Motta (Republicanos-PB), presidente da Câmara dos Deputados;
- Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), presidente do Senado Federal.

Bolsonaro lidera com folga como nome com maior imagem negativa (53%). Depois dele, aparecem Malafaia (46%) e Haddad (42%). Por outro lado, ex-presidente também é político com imagem positiva mais alta (41%). Abaixo, vêm Michelle (39%) e Alckmin (37%).
Ex-mandatário também figura como nome mais popular entre os nove avaliados: índice de quem diz não conhecê-lo marca 6%. Parlamentares lideram esse recorte com folga: Cristina (75%) — que também possui a menor imagem negativa (14%) —, Alcolumbre (68%) e Motta (63%).
Pesquisa Genial/Quaest entrevistou 2.004 brasileiros de 16 anos ou mais entre os dias 8 e 11 de janeiro. Margem de erro é estimada em dois pontos percentuais e nível de confiança chega a 95%.
Transferido para Papudinha
Após quase dois meses cumprindo pena na Superintendência da Polícia Federal (PF) em Brasília, ex-mandatário foi transferido nessa quinta (15), por determinação do ministro do STF Alexandre de Moraes, para o 19º Batalhão da Polícia Militar (PMDF), conhecido como Papudinha por estar localizado no Complexo Penitenciário da Papuda, também na capital federal.
Condenado em setembro passado pela Primeira Turma da Corte, Bolsonaro recebeu sentença de 27 anos e 3 meses de prisão.
Veja gráficos da pesquisa Genial/Quaest sobre conhecimento e imagem de lideranças políticas:










