Política

Após críticas a Belém, Lula se reúne com chanceler alemão

Reunião, em Joanesburgo, não teve pedido de desculpas; presidente brasileiro acertou viagem à Alemanha em abril de 2026

Imagem da noticia Após críticas a Belém, Lula se reúne com chanceler alemão
Presidente Lula ao lado de chanceler alemão em reunião do G20 | Reprodução/Ricardo Stuckert
Publicidade

Joanesburgo - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu na tarde deste sábado (22) com o chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, que nos últimos dias disse que sua comitiva ficou "feliz" em deixar Belém (PA), onde participou da COP30.

SBT News Logo

Siga o SBT News no Google Discover e fique por dentro das últimas notícias.

Siga no Google Discover

Fontes do Palácio do Planalto disseram que, apesar da repercussão, o mal-estar causado pela fala de Merz não foi pauta da reunião. E que o chanceler não se desculpou com Lula pela fala polêmica.

Em tom amigável, os dois líderes concordaram em reforçar as parcerias comercial, social, cultural e tecnológica entre os dois países e acertaram a visita de Lula a Hanover, na Alemanha, em abril do ano que vem.

Merz, em um congresso comercial logo depois de deixar a capital paraense, descreveu ter perguntado aos jornalistas que viajaram com ele ao Brasil se eles queriam permanecer no país. "Todos nós estávamos felizes por estar de volta à Alemanha daquele lugar", disse.

Coreia do Sul e Turquia

Também neste sábado, o presidente brasileiro se reuniu com os presidentes da Turquia, Recep Tayyip Erdoğan, e da Coreia do Sul, Lee Jae-myung. Ambos os presidentes convidaram Lula para visitas oficiais no ano que vem.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade