Publicidade
Política

Poder Expresso: Oposição alcança assinaturas para CPI que investigará fraudes no INSS

O programa também aborda a retração de 0,3% na economia dos Estados Unidos no primeiro trimestre de 2025

• Atualizado em
Publicidade

O Poder Expresso desta quarta-feira (30) destaca que a oposição na Câmara reuniu as assinaturas necessárias para abrir uma CPI que investigará fraudes no INSS, com prejuízo estimado em R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024.

A Polícia Federal revelou descontos indevidos a aposentados, o que resultou na prisão de suspeitos, afastamento de servidores e demissão do presidente do INSS. Em resposta, o governo suspendeu acordos com entidades e criou um grupo para recuperar os valores desviados.

+INSS recebeu 742.389 reclamações sobre descontos apenas no primeiro semestre de 2024

O programa também trata da possibilidade do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, pautar um projeto de lei que reduz as penas dos condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023, como alternativa à proposta de anistia em tramitação na Câmara.

O texto, de autoria do senador Alessandro Vieira, prevê penas mais brandas para quem participou da depredação sem envolvimento no planejamento ou financiamento dos atos, mantendo punições mais severas para os organizadores.

Também está na pauta do Poder Expresso a retração de 0,3% na economia dos Estados Unidos no primeiro trimestre de 2025, o pior desempenho desde 2022, segundo o Escritório de Análise Econômica.

A queda, que sucede um crescimento de 2,4% no final do governo Biden, é atribuída principalmente às tarifas de importação impostas por Donald Trump. O recuo refletiu aumento nas importações, corte nos gastos do governo e forte queda na confiança do consumidor, que atingiu o pior nível desde 1990.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade