Morre ex-deputado federal Luiz Alberto, um dos fundadores da CUT e do PT na Bahia
Político e ativista, de 70 anos, sofreu um infarto, chegou a ser socorrido e não resistiu; ele foi coordenador do Movimento Negro Unificado (MNU)
Cristiane Ferreira
O ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA) faleceu nesta 4ª feira (13.dez), aos 70 anos, após sofrer um infarto, segundo informou o secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos da Bahia, Felipe Freitas. O político chegou a ser socorrido para o Hospital Aeroporto, na cidade de Lauro de Freitas (BA), porém, não resistiu.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Perdemos a presença física do nosso camarada. Nos resta agora honrar seu legado e seguir na luta!", lamentou Freitas em suas redes sociais.
Luiz Alberto nasceu em 1953, em Maragogipe, e ocupou uma cadeira na Câmara dos Deputados por quatro mandatos, entre 1997 e 2005.
O ex-parlamentar pautou sua carreira pela defesa da justiça racial, das religiões de matrizes africanas, da cultura, dos sindicatos, sem-terra, sem-teto, mulheres e quilombolas, tendo sido também um dos fundadores da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e do PT na Bahia. Também atuou como coordenador do Movimento Negro Unificado (MNU).
A morte de Alberto foi lamentada por colegas, como o deputado Valmir Assunção (PT-BA).
"Que sua memória perdure como inspiração para todos nós e que seu legado na luta antirracista seja lembrado e honrado. Que o Orun o receba em festa. Adúp??, grande líder!", declarou Assunção.