De volta do Paraguai, Lula reúne petistas para discutir reforma ministerial
Presidente quer melhorar articulação política e pretende finalizar trocas no 1º escalão nos próximos dias
Murilo Fagundes
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou os aliados mais próximos do partido para uma reunião no Palácio do Planalto no fim da tarde desta 3ª feira (15.ago).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O encontro acontece logo depois da viagem para o Paraguai, onde o chefe do Executivo participou da cerimônia de posse do novo presidente do Paraguai, Santiago Peña.
O encontro com o ministro Alexandre Padilha já estava agendado para as 17h, mas ganhou a presença da presidente do PT, Gleisi Hoffmann, dos líderes do governo no Senado, Jaques Wagner, e na Câmara, José Guimarães.
Lula discute quais trocas serão efetuadas no 1º escalão de seu governo. O presidente pretende realizar as mudanças nos próximos dias em busca de melhorar a articulação política com o Congresso Nacional. Na mira, avalia retirar cargos que hoje estão sob a liderança de petistas.
Declarações do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, causaram mal-estar e azedaram a relação com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).
Haddad afirmou, em entrevista concedida ao jornalista Reinaldo Azevedo, que a Câmara está com "um poder muito grande".
Além disso, o ministro disse que a Casa não pode usar esse "poder" para "humilhar o Senado e o Executivo".
Na noite desta 3ª feira, Haddad foi ao Congresso participar de reunião com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Leia também: