Sheik dos Bitcoins fica em silêncio em depoimento na CPI das Pirâmides Financeiras
Francisley Valdevino da Silva participou da comissão por videoconferência e se defendeu das acusações
Felipe Moraes
Francisley Valdevino da Silva, conhecido como Sheik dos Bitcoins, ficou em silêncio durante depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Pirâmides Financeiras, nesta 5ª feira (3.ago). O empresário participou da oitiva por videoconferência.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Proprietário da Rental Coins, empresa de aluguel de criptomoedas, Silva é investigado por suposta participação em esquema de pirâmide financeira que causou prejuízo de mais de R$ 1,1 bilhão a investidores entre 2019 e 2022.
Entre os clientes que foram prejudicados por Silva, estão famosos como o cantor Wesley Safadão e a modelo Sasha Meneghel, filha da apresentadora Xuxa.
O Ministério Público Federal do Paraná apresentou denúncia contra ele e sua empresa pelos crimes de constituição de organização criminosa, estelionato, obtenção de ganhos ilícitos, lavagem de dinheiro internacional e oferta de valores mobiliários sem registro.
Em sua fala inicial à CPI, Silva se defendeu das acusações -- "nenhuma das operações que realizei nesse seara é ilegal" -- e acusou o MPF do Paraná de minar "setores regulares da economia".
"[O MPF em Curitiba] demonstra desconhecer as particularidades desse ramo, causando indigesta situação de instabilidade no mercado de criptoativos e descrédito no setor, o que pode gerar consequências à economia nacional", disse.
Leia também: