Lula sugere a Alckmin programa para baratear eletrodomésticos
Presidente indica que modelo seria o mesmo daquele que possibilitou preços mais baixos para carros
Murilo Fagundes
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta 4ª feira (12.jul) que falou com o vice-presidente e ministro da Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, sobre uma proposta para baratear os produtos de linha branca (fornos, fogões, máquinas de lavar, micro-ondas, geladeiras, ares-condicionados).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Até falei para o Alckmin: 'Que tal a gente fazer uma aberturazinha para a linha branca outra vez?'. Facilitar a compra de geladeira, de televisão, de máquina de lavar roupa. As pessoas, de vez em quando, precisam trocar os seus utensílios domésticos", disse o chefe do Executivo no Palácio do Planalto.
Lula falou sobre o assunto em cerimônia de entrega de medalhas da Ordem Nacional do Mérito Científico a um grupo de cientistas, representantes do governo e de órgãos ligados à Ciência e Tecnologia.
O presidente classificou o programa de descontos para carros populares, idealizado pelo governo federal, como bem-sucedido para defender a nova proposta.
"Fizemos uma coisinha pequena, de reduzir o preço dos carros. O que aconteceu? A gente deu mais carros do que tivemos condições de produzir no período. A gente sempre tem que incentivar o povo a consumir, desde que seja de maneira responsável", declarou o presidente.
Ciência e tecnologia
Dentre os agraciados nesta quarta-feira, estavam a médica sanitarista Adele Benzaken e o infectologista Marcus Vinícius Guimarães de Lacerda, pesquisadores que conduziram estudos que desagradaram a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Segundo o Palácio do Planalto, o reconhecimento foi "um gesto de reparação histórica".
O infectologista foi responsável por um estudo que indicou a ineficácia da cloroquina no tratamento da covid-19.
A médica sanitarista foi demitida do Departamento HIV/Aids no Ministério da Saúde no início do governo de Bolsonaro depois de publicar uma cartilha sobre a prevenção de doenças para homens trans.
Benzaken e Lacerda tiveram a honraria revogada pela gestão anterior, em 2021. Em repúdio, 21 outros cientistas renunciaram à indicação à época. Esse grupo também foi agraciado na solenidade em Brasília nesta quarta-feira.
No evento, Lula anunciou ainda a retomada do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT).
Leia também: