Boletim médico de Lula aponta inflamação na garganta
Presidente eleito passa por exames de rotina em hospital em São Paulo, antes de embarcar para a COP27
Boletim médico divulgado na tarde deste sábado (12.nov) pelo Hospital Sírlio-Libanês informa que a saúde do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai bem, mas que ele apresenta uma inflamação na garganta, sem maiores complicações. O petista deu entrada hoje no hospital para avaliação clínica multidisciplinar de rotina.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Os procedimentos antecedem a viagem de Lula à COP27. O presidente eleito foi convidado a participar da Cúpula do Clima, antes mesmo de sua posse, marcada para janeiro.
Divulgado às 15h deste sábado, o informe médico registra que "foram realizados exames de imagens: ecocardiograma, angiotomografias e PET scan, que estão normais e seguem mostrando completa remissão do tumor diagnosticado em 2011". O ex-presidente teve câncer, passou por tratamento e desde então acompanha o caso.
Segundo o boletim, "o exame de nasofibroscopia mostra alterações inflamatórias decorrentes do esforço vocal e pequena área de leucoplasia na laringe".
O médico Roberto Kalil Filho - que é conselheiro na área de saúde da equipe de transição do governo - foi um dos que coordenaram as equipes médicas. Os outros dois foram os médicos Artur Katz e Rubens Brito.
O boletim médico foi assinado pelo diretor-clínico do Sírio-Libanês, Ângelo Fernandez, e pelo diretor de Governança Clínica, Luiz Francisco Cardoso.