"No Legislativo, todos os dias são atos pela democracia", diz Lira
Declaração do presidente da Câmara aconteceu após leitura da carta da USP em defesa do regime político
Camila Stucaluc
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), defendeu a democracia como uma conquista de todos e afirmou que o regime político é promovido diariamente pelo Legislativo. Em publicações nas redes sociais, na 5ª feira (11.ago), o parlamentar acrescentou ainda que a Câmara dos Deputados é o coração e a síntese da democracia brasileira.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"No Legislativo, todos os dias são atos pela democracia, atos que produzem efeitos concretos e transformadores na vida do país e dos brasileiros. Democracia, uma conquista de todos. A Câmara dos Deputados é o coração e a síntese da democracia. É a sua representação maior, pela sua diversidade e convivência harmônica e permanente dos divergentes", escreveu.
A declaração aconteceu após a leitura da carta em defesa da democracia, de autoria da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Apesar de não assinar o documento, que atingiu a marca de 1 milhão de adesões, Lira afirmou confiar no sistema eleitoral, bem como na apuração de votos.
+ Ato mostra que sistema eleitoral é vencedor das eleições, diz diretor da USP
Inspirada no manifesto escrito em 1977 que denunciava a ditadura militar no Brasil, a carta da USP foi divulgada em meio ao constante ataque do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao processo eleitoral brasileiro e à verificação de votos, o que, na visão de autoridades e opositores, representa um perigo à democracia.