Publicidade
Política

Putin promete a Bolsonaro garantir fertilizantes para o Brasil

Os presidentes da Rússia e do Brasil conversaram, por telefone, sobre segurança alimentar global

Imagem da noticia Putin promete a Bolsonaro garantir fertilizantes para o Brasil
Por telefone, Putin garante a Bolsonaro que seguirá fornecendo fertilizantes | Alan Santos/PR
• Atualizado em
Publicidade

O presidente Jair Bolsonaro (PL) conversou na manhã desta 2ª feira (27.jun) com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. Os dois se mostraram dispostos a reforçar as parcerias já existentes, incluindo as das áreas da agricultura e energia. No contato, por telefone, Putin garantiu a liberação de fertilizantes para o Brasil. O diálogo foi acompanhado pelos ministros de Relações Exteriores, Carlos França, e de Minas e Energia, Adolfo Sachsida.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

De acordo com o Kremlin, o foco da conversa foram os problemas de segurança alimentar no mundo. O Brasil é considerado um celeiro global pela extensão de sua produção agrícola, mas tem dependência da importação dos insumos para a lavoura e a Rússia é um dos principais fornecedores. Putin disse a Bolsonaro que está "empenhado em cumprir suas obrigações de garantir o fornecimento ininterrupto de fertilizantes russos ao agronegócio brasileiro".

Ainda segundo o o governo russo, "o presidente da Rússia fez uma avaliação detalhada das causas da difícil situação no mercado mundial de produtos agrícolas e fertilizantes". "A importância de restaurar a arquitetura do livre comércio de alimentos e fertilizantes, que foi desmoronada pelas sanções ocidentais [por causa da guerra na Ucrânia], foi enfatizada".

No final de maio, Bolsonaro havia afirmado que os estoques de fertilizantes só estavam garantidos no país até o início de 2023. Ele fez a declaração em visita à "Bahia Farm Show", evento de tecnologia para o agronegócio. Em março, a então ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse que o Brasil tinha "estoque de passagem" para chegar até a próxima safra, em outubro.

A conversa desta 2ª entre os presidentes brasileiro e russo havia sido marcada na 14ª Cúpula do Brics. Bolsonaro e Putin abordaram, nela, também assuntos da agenda internacional, entre os quais a Presidência rotativa do Brasil no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), que terá início na 6ª feira (1º.jul). Os dois líderes concordaram em seguir mantendo contato em vários níveis. Em fevereiro deste ano, o chefe do Executivo federal do Brasil se encontrou com o presidente da Rússia, às vésperas do início da guerra na Ucrânia. Bolsonaro justificou a visita dizendo que foi viabilizar o envio de fertilizantes para o território brasileiro.

Veja também:

+ Justiça suspende decisão que obrigava IBGE a incluir orientação sexual no Censo

+ Entrega do relatório da PEC com voucher caminhoneiro é adiada para 3ª feira

+ STF manda PGR se manifestar sobre pedido de investigação contra Bolsonaro

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade