Pandemia de Covid-19 alcançou estabilidade, afirma Pazuello
General ainda defendeu que o Ministério da Saúde mude protocolos para tratamentos precoce

SBT Jornalismo
No discurso de posse, o ministro afirmou que o país conseguiu estabilizar o avanço da pandemia provocada pelo coronavírus.
"Conseguimos alcançar uma situação de estabilidade bem definida. No norte e nordeste, onde os números estão em total declínio e a população já está voltando às suas atividades normais. No centro-sul, a tendência de queda é clara e já podemos visualizar o retorno à normalidade muito em breve. São os sinais claros e positivos de que todo nosso trabalho e empenho está surtindo o efeito esperado", constatou.
Pazuello ainda defendeu a mudança de protocolo para o tratamento precoce realizada pela pasta, já sob seu comando.
"O aprendizado ao longo da pandemia nos mostrou que quanto mais cedo atendermos os pacientes, melhores são suas chances de recuperação. O tratamento precoce salva vidas, por isso temos falado dias após dia: 'não fique em casa esperando falta de ar, não espere'. Procure um médico, receba diagnóstico clínico de um médico", disse.
Últimos números
De acordo com dados do Ministério da Saúde nesta quarta-feira (16), o Brasil registrou 987 mortes e 36.820 casos da Covid-19 nas últimas 24 horas.
O total de casos confirmados é de 4.419.083 em todo o país. Ainda há 564.665 (12,8% do total) pacientes em acompanhamento, com 3.720.312 (84,2%) recuperados.
Ao todo, o país conta com 134.106 mortes pela Covid-19. Destas, 334 aconteceram nos últimos três dias. Ainda há 2.428 óbitos em investigação.