SBT Brasil tem acesso a documento da Lava Jato que afasta Gilmar Mendes
A medida encaminhada pela Força Tarefa a Raquel Dodge pede a suspeição do Ministro do STF dos processos ligados a Aloysio Nunes e Paulo Preto.
SBT News
O SBT Brasil teve acesso ao documento enviado pela Força Tarefa da Lava Jato à Procuradora-Geral da República, Raquel Dodge, que pede o afastamento do Ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, dos processos ligados ao ex-Ministro, Aloysio Nunes Ferreira (PSDB), e ao ex-diretor da Dersa, Paulo Vieira de Souza, conhecido como Paulo Preto.
A medida de "suspeição e impedimento" tem como base registros de mensagens e contatos telefônicos entre o Aloysio e o gabinete do Ministro Gilmar Mendes que constavam em um celular apreendido pela Polícia Federal na última fase da Lava Jato. O aparelho pertencia a Nunes, que é alvo da operação.
Segundo os procuradores, o tucano fez uso de sua relação pessoal com o Ministro do STF para atuar em interesse próprio e de Paulo Preto, apontado como operador de propinas do PSDB, com o objetivo de atrasar um processo criminal na Justiça de São Paulo.
O documento também aponta conversas entre Nunes e Raul Jungmann, ex-Ministro de Segurança Pública, o qual repassou dois números de celular que seriam de Gilmar.
O pedido da Força Tarefa está sob análise da Procuradoria-Geral da República. Caso venha a concordar com o impedimento de Gilmar Mendes, Raquel Dodge encaminhará a ação para a apuração do Presidente do STF, Ministro Dias Toffoli.
Se Toffoli também vir a admitir a suspeição, Gilmar Mendes deverá ser ouvido e, por fim, caberá aos Plenário o veredito final. Neste caso, a decisão será tomada em uma sessão fechada, como prevê o regime da corte do Supremo.