Vídeo mostra abordagem de PM que terminou em morte de adolescente; arma disparou após coronhada
Câmera corporal do sargento Thiago Guerra mostra quando ele tenta golpear irmão de Victoria Manoelly dos Santos e acaba disparando contra a jovem
Emanuelle Menezes
Imagens da câmera corporal de um sargento da Polícia Militar de São Paulo mostram o momento em que ele dá uma coronhada em um jovem, em uma abordagem na zona leste de São Paulo, e na sequência, sua arma dispara e mata a irmã do rapaz, Victoria Manoelly dos Santos, de 16 anos. O crime ocorreu no bairro de Guaianases, no dia 9 de janeiro.
+ Empresário desaparecido em SP: corpo é encontrado no Autódromo de Interlagos
As gravações foram encaminhadas à Justiça pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) e anexadas ao processo no último dia 28. No vídeo, é possível ver quando o agente Thiago Guerra puxa o irmão da jovem, Kauê Alexandre dos Santos Lima, pela gola da camiseta. O rapaz diz: "tira a mão de mim".
Na sequência, o policial tenta golpear Kauê com uma coronhada, mas acaba disparando contra Victoria. Atingida na região do peito, a adolescente foi socorrida para o Hospital Geral de Guaianases, mas morreu.
O sargento responsável pelo tiro foi indiciado e preso em flagrante por homicídio. No boletim de ocorrência, ele afirmou que Kauê teria dado um tapa em sua mão, causando o disparo acidental. As imagens contradizem a versão do PM, que atualmente segue detido no Presídio Militar Romão Gomes.
Em nota, a Ouvidoria da Polícia afirmou que acompanha o caso e que espera que o sargento seja responsabilizado. "A Ouvidoria da Polícia acompanha o caso desde o início, e que mostra o desfecho inaceitável de um procedimento fora dos padrões, esperando que o agente seja responsabilizado e punido por este ato doloso cujo preço, mais uma vez não se pode calcular ou justificar, sob nenhum pretexto", diz a pasta.
A SSP informou, em nota, que as investigações internas da polícia foram concluídas e os documentos, repassados à Justiça.