Trabalhadores são resgatados em condições análogas à escravidão no RS
Vítimas prestavam serviço como caseiros em Novo Hamburgo
SBT News
Dois trabalhadores foram resgatados em condições análogas à escravidão em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul. Um deles é do Piauí e outro do interior do estado. As vítimas prestavam serviço como caseiros em um terreno do bairro Pátria Nova, em condições degradantes e sem salário.
A fiscalização encontrou ambos em um alojamento sem condições de moradia. O local não tinha portas, nem camas e era protegido do frio por embalagem plástica. Os homens dormiam em colchões deteriorados.
O alojamento também não tinha instalação elétrica nem encanamento, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, o Ministério Público do Trabalho e a Polícia Civil, que fizeram a ação.
Os trabalhadores não tinham acesso a banheiro, nem onde guardar ou preparar refeições. Os resgates ocorreram em julho, mas só foram divulgados nesta segunda-feira (5).
As vítimas foram encaminhadas a um abrigo, depois ouvidas pela Justiça e em seguida encaminhadas às cidades de origem. Um dos homens vivia nessas condições há seis anos. O contratante e os donos do terreno foram ouvidos e vão responder pela situação.