Publicidade
Polícia

Jovem de 18 anos é preso em SP suspeito de chefiar rede de crimes virtuais

Jovem foi detido nesta terça-feira (13) acusado de divulgar conteúdo de abuso infantil e apologia ao nazismo

Imagem da noticia Jovem de 18 anos é preso em SP suspeito de chefiar rede de crimes virtuais
Suspeito de liderar rede de crimes virtuais é preso por divulgar abuso infantil e apologia ao nazismo | Foto: SSP
• Atualizado em
Publicidade

Um homem de 18 anos foi preso nesta terça-feira (13) pela Polícia Civil de São Paulo, em Santa Isabel, região metropolitana de São Paulo, sob suspeita de liderar uma organização de crimes cibernéticos.

Segundo as investigações, ele usava nome falso em diversos perfis nas redes sociais para compartilhar conteúdos relacionados a abuso sexual infantil, indução à automutilação, além de maus-tratos contra animais.

+ Polícia deflagra operação contra quadrilha que abastece Comando Vermelho com armas e drogas

O suspeito já havia sido apreendido no ano passado, quando ainda era menor de idade, por suspeitas de cometer os crimes virtuais, mas acabou sendo solto. O Ministério Público (MP) continuou investigando o jovem, que também é suspeito de divulgar material com apologia ao nazismo e de cometer cyberbullying. As investigações apontaram que o suspeito ameaçava as vítimas que não cumprissem as ordens determinadas.

O relatório do MP sobre o ojovem foi encaminhado para a Delegacia de Santa Isabel, que solicitou ao Poder Judiciário a prisão temporária do indiciado. No endereço dele, policiais apreenderam o celular pessoal, um computador e pen-drives, que serão examinados.

+ Polícia do RJ mira suspeitos de furto em apartamento de luxo; um deles usou máscara realista

Consultada pela reportagem do SBT News, a advogada especializada em direito digital Elaine Keller afirma que, caso as suspeitas sejam confirmadas, o jovem pode responder por uma série de crimes.

“São vários os crimes tipificados nesta conduta. Entre eles a divulgação de imagens de abuso sexual infantil, induzimento à automutilação ou suicídio, maus-tratos de animais, apologia de crime ou criminoso (no caso, apologia ao nazismo) e se comprovada, a organização estruturada e duradoura”, explica.

Em casos como este, segundo Keller, se for condenado por todas as infrações, a pena pode ultrapassar 20 anos, "dada a gravidade e pluralidade de delitos”.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade