Polícia

Jovem de 18 anos é preso em SP suspeito de chefiar rede de crimes virtuais

Jovem foi detido nesta terça-feira (13) acusado de divulgar conteúdo de abuso infantil e apologia ao nazismo

Imagem da noticia Jovem de 18 anos é preso em SP suspeito de chefiar rede de crimes virtuais
Suspeito de liderar rede de crimes virtuais é preso por divulgar abuso infantil e apologia ao nazismo | Foto: SSP
• Atualizado em

Um homem de 18 anos foi preso nesta terça-feira (13) pela Polícia Civil de São Paulo, em Santa Isabel, região metropolitana de São Paulo, sob suspeita de liderar uma organização de crimes cibernéticos.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

Segundo as investigações, ele usava nome falso em diversos perfis nas redes sociais para compartilhar conteúdos relacionados a abuso sexual infantil, indução à automutilação, além de maus-tratos contra animais.

O suspeito já havia sido apreendido no ano passado, quando ainda era menor de idade, por suspeitas de cometer os crimes virtuais, mas acabou sendo solto. O Ministério Público (MP) continuou investigando o jovem, que também é suspeito de divulgar material com apologia ao nazismo e de cometer cyberbullying. As investigações apontaram que o suspeito ameaçava as vítimas que não cumprissem as ordens determinadas.

O relatório do MP sobre o ojovem foi encaminhado para a Delegacia de Santa Isabel, que solicitou ao Poder Judiciário a prisão temporária do indiciado. No endereço dele, policiais apreenderam o celular pessoal, um computador e pen-drives, que serão examinados.

Consultada pela reportagem do SBT News, a advogada especializada em direito digital Elaine Keller afirma que, caso as suspeitas sejam confirmadas, o jovem pode responder por uma série de crimes.

“São vários os crimes tipificados nesta conduta. Entre eles a divulgação de imagens de abuso sexual infantil, induzimento à automutilação ou suicídio, maus-tratos de animais, apologia de crime ou criminoso (no caso, apologia ao nazismo) e se comprovada, a organização estruturada e duradoura”, explica.

Em casos como este, segundo Keller, se for condenado por todas as infrações, a pena pode ultrapassar 20 anos, "dada a gravidade e pluralidade de delitos”.

Últimas Notícias