Saiba como funciona o golpe que fez homem perder R$ 3,6 mil ao comprar panela
Suspeito do crime foi preso pela polícia do Distrito Federal e, se condenado, pode pegar até cinco anos de prisão
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) prendeu um homem acusado de aplicar golpes contra idosos com a venda de produtos domésticos. A prisão do suspeito, de 24 anos, ocorreu na última quarta-feira (23), em Ceilândia, a 33 km de Brasília, durante a Operação Kitchen. A PCDF também cumpriu mandados de busca e apreensão, resultando na apreensão de máquinas de cartão utilizadas nos crimes.
+Tiroteio deixa um morto, cinco baleados e avenida Brasil fechada no Rio
O golpista abordava suas vítimas oferecendo utensílios para o lar com preços muito baixos. Os compradores acreditavam se tratar de uma promoção e realizava o pagamento dos produtos. Com o uso de máquinas de cartão, ele realizava transações fraudulentas, transferindo valores acima do que foi combinado. Em um dos casos, uma vítima perdeu R$ 3,6 mil. Dessa forma, a ação do golpista se configura como crime de estelionato.
De acordo com Pedro Sardá, delegado responsável pelo caso, o criminoso já possuía antecedentes por tráfico de drogas, receptação e homicídio.
Ele utilizava veículos alugados para dificultar sua identificação e agia de maneira planejada, escolhendo bem as suas vítimas.
Em nota, a PCDF orienta sobre a importância de desconfiar de preços muito abaixo do normal. "A Polícia Civil alerta a população, principalmente os idosos, para não cair nesse tipo de golpe. Desconfie de ofertas muito boas para serem verdadeiras e nunca forneça seus dados pessoais a estranhos. Ao perceber qualquer atitude suspeita, denuncie imediatamente à polícia", diz.
O homem foi preso e, se condenado, poderá pegar até cinco anos de prisão.