RJ: Corpo de "Tio Paulo" será sepultado neste sábado (20)
Idoso foi levado aparentemente morto a agência bancária pela sobrinha
O corpo de Paulo Roberto Braga, "o Tio Paulo", chegou por volta das 10h50 deste sábado (20) ao Cemitério de Campo Grande, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Não haverá velório.
O idoso, de 68 anos, foi levado aparentemente morto a uma agência bancária de Bangu na terça-feira (16) pela sobrinha, Érika de Souza Vieira Nunes, para assinar um empréstimo de R$ 17 mil no nome dele. A liberação do dinheiro só seria feita mediante a assinatura da vítima.
A situação foi gravada por funcionários do banco. Após a ocorrência, Érika foi presa por tentativa de furto mediante e fraude e vilipêndio, crime previsto no Código Penal para casos de desrespeito ao cadáver.
Imagens de câmeras de segurança mostram Paulo no trajeto para o banco e, em seguida, entrando na agência. O idoso aparenta estar imóvel e com a cabeça caída. Em seguida, a gravação mostra Érika entrando na unidade e passando pelos seguranças. A mulher chega segurando o pescoço do idoso para, supostamente, tentar deixá-lo com a aparência de uma pessoa viva. Mas, assim que ela solta, a cabeça volta a cair para trás.
O laudo da necrópsia de Paulo não é conclusivo sobre o horário da morte do idoso. Segundo o perito, não há elementos seguros, do ponto de vista técnico e científico, para afirmar se ele "faleceu no trajeto ou interior da agência bancária, ou que foi levado já cadáver" ao banco.
"O exame demonstra cadáver de um homem previamente doente com necessidades de cuidados especiais com morte por broncoaspiração do conteúdo estomacal e falência cardíaca", diz o laudo.