Rio: polícia atira em morador durante operação na Maré
Não há informação sobre o estado de saúde do homem; operação começou para checar roubo de caminhão cegonha
Uma morador foi baleado por um policial, nesta quinta-feira (8), durante uma operação emergencial no Complexo da Maré, na zona norte do Rio. Os agentes foram recebidos a tiros nesta manhã ao checar o roubo de um caminhão cegonha que transportava onze veículos de luxo na Avenida Brasil.
Na ação, a polícia militar recuperou todos os carros que estavam no veículo. Além disso, quatro motocicletas roubadas foram localizadas.
Moradores fizeram um protesto pedindo o fim da operação policial, quando o policial militar se aproximou do jovem que participava da manifestação.
Um vídeo mostra o momento em que o PM parece bater com o fuzil no homem e a arma dispara. Não há informações do estado de saúde do homem, que participava de um protesto e, nas imagens, aparenta estar desarmado e não atacou o PM.
Em nota, a polícia disse que foi acionada para intervir numa manifestação que ameaçava fechar a Avenida Brasil, nas imediações do Complexo da Maré. E que durante a ação, o fuzil de um dos policiais disparou, atingindo um manifestante.
Em seguida, o local foi isolado para perícia e a Delegacia de Homicídios da Capital está investigando o caso.
O policial envolvido foi identificado e encaminhado à DH. A arma e a câmera operacional portátil foram recolhidas e disponibilizadas para o inquérito.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, devido à operação, a Clínica da Família Jeremias Moraes da Silva, que fica na Maré, teve que interromper o funcionamento. Já a Secretaria Municipal de Educação informou que as unidades escolares funcionam com protocolo de segurança ativado.
ROUBO
O motorista Ivo Natalino Teixeira, de 51 anos, saiu de Igarapé, em Minas Gerais, na quarta-feira (7) com destino ao Rio com onze veículos no caminhão cegonha.
Após parar o caminhão, por volta das quatro horas da manhã, ele foi rendido por três homens. Um deles estava armado e mandou o motorista sair. Depois de várias ordens diferentes, eles abrigaram a vítima ficar no banco traseiro abaixado. Quando foi liberado, percebeu que o caminhão cegonha estava vazio.
Em seguida, Ivo foi embora do local e encontrou policiais militares na avenida Teixeira Ribeiro, em um dos acessos à Comunidade Nova Holanda e avisou do roubo.
Com a entrada dos policiais na comunidade que foram atrás do caminhão roubado, os moradores relataram muitos tiros na Nova Holanda e Parque União.