Religioso é preso suspeito de abusar de várias mulheres
Homem dizia que tinha que manter relações sexuais para que houvesse “transmissão de energia”
Rafael Batalha
Um homem foi preso suspeito de abusar sexualmente de várias mulheres em Salesópolis (SP). O detido, um pai de santo, afirmava que tinha incorporado uma entidade e que precisava manter relações sexuais com as vítimas para que houvesse “transmissão de energia”.
+ Câmera em carro registra motorista sendo ameaçado com faca
O religioso morava com a esposa e três filhas e mantinha um centro de umbanda nos fundos da residência. Eder Pereira Morine, de 61 anos, atendia mulheres usando roupas brancas do centro espírita e atraía meninas com idades entre 16 e 21 anos, dizendo que poderia ajudá-las.
Quando começava o ritual, o pai de santo dizia que estava incorporando a entidade “João Caveira”. Em um mercadinho, de propriedade do suspeito, Eder levava as vítimas para um local chamado de “escuridão”. As roupas brancas davam lugar às roupas pretas e, em um local sem nenhuma luz, realizava o suposto “tratamento médico espiritual”.
Caderno com anotações: nome das vítimas, e retorno para "cirurgia"
A maioria das vítimas trabalhava no mercadinho. Durante as falsas sessões, o suposto pai de santo dizia que, além dos benefícios espirituais, pagaria faculdade para elas, além de oferecer salão de beleza e até carro.
A polícia crê que Eder abusava das vítimas pelo menos desde 2017. Na residência, foram encontrados cadernos com várias anotações, incluindo o nome de todas as mulheres que fazia sessões com ele e a data de retorno para uma falsa cirurgia.
Ao lado dos nomes, escrevia qual “nome espiritual” usava para enganar as vítimas. Duas mulheres denunciaram o homem e, no total, cinco já foram identificadas. Uma delas tinha 16 anos na época que foi estuprada.
A Justiça autorizou a prisão temporária do homem. Ele foi encaminhado ao presídio, onde deve ficar por, pelo menos, 30 dias. A polícia ainda aguarda que outras possíveis vítimas do abusador se apresentem na delegacia.