Quem é TH Joias, deputado estadual preso por ligação com tráfico no Rio
Antes de entrar para a política, empresário ficou famoso por fornecer joias de ouro e diamantes para celebridades

Emanuelle Menezes
Eduardo Coelho
Rubia Alpino
do SBT Rio
O deputado estadual Tiego Raimundo dos Santos Silva (MDB-RJ), conhecido como TH Joias, foi preso nesta quarta-feira (3) por suspeita de utilizar o mandato para intermediar a compra e venda de drogas, armas e equipamentos antidrones destinados a comunidades como o Complexo do Alemão, além de nomear comparsas e familiares de criminosos para cargos na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).
+ TH Joias, deputado estadual do RJ, é preso por usar mandato em benefício do tráfico
O empresário, de 36 anos, e outras quatro pessoas foram denunciados pelos crimes de associação para o tráfico e comércio ilegal de armas de uso restrito, com provas de movimentações financeiras suspeitas e repasse de grandes somas em espécie para financiar as atividades da facção.
A investigação revelou que, além de favorecer diretamente o Comando Vermelho (CV), o parlamentar usava empresas e assessores para lavar dinheiro e acobertar as atividades criminosas, consolidando sua ligação com a maior facção do estado.
Antes de entrar para a política, TH ficou famoso por fornecer joias de ouro e diamantes para celebridades, como MC Poze, Neymar, Vinicius Jr., Ludmilla e Deolane Bezerra.

Em 2017, foi preso por supostas relações com o crime organizado. Ele ficou detido por 10 meses, por suspeita de tráfico de drogas e armas, pagamento de propina a policiais e fornecimento de informações privilegiadas a traficantes. Ele também é apontado por lavagem de dinheiro para três facções diferentes: Comando Vermelho (CV), Terceiro Comando Puro (TCP) e Amigo dos Amigos (ADA).
TH foi condenado a 14 anos de prisão em 2022, mas conseguiu o direito de apelar da sentença em liberdade.
A entrada na política ocorreu no mesmo ano, quando recebeu 15.105 votos e, inicialmente, ficou como suplente do deputado Otoni de Paula Pai na Alerj. Em 2024, com a morte do parlamentar, TH conquistou a vaga de deputado estadual.
Apesar da vida de luxo ostentada nas redes sociais, Tiego não declarou bens ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2022.
