Polícia prende 23 pessoas no pré-carnaval de SP
Agentes recuperaram 83 celulares e 146 cartões bancários
SBT News
A polícia prendeu 23 pessoas e apreendeu 1 menor de idade nesse fim de semana de pré-carnaval no Estado de São Paulo. De acordo com os policiais, os detidos estavam infiltradas entre os foliões para cometer crimes.
Carnaval: Campanhas defendem folia com respeito e divulgam canal para denúncias
Levantamento da Secretaria de Segurança Pública (SSP) mostra que os agentes recuperaram 83 telefones celulares 146 cartões de banco.
No sábado a polícia registrou 70 furtos de celulares e 10 roubos. No domingo, foram 61 furtos e 5 roubos.
O secretário da Segurança Pública paulista, Guilherme Derrite, considerou os números "baixos" e atribuiu o resultado "positivo" ao trabalho de planejamento, inteligência e integração entre as polícias.
"Nosso planejamento para que as festividades de carnaval aconteçam com segurança começa antes dos dias de folia, com operações para retirar de circulação criminosos procurados pela Justiça", disse Derrite.
Em curso, a Operação Adaga busca foragidos do sistema penitenciário. De 15 de janeiro a 1º de fevereiro, 2.280 pessoas com mandado de prisão em aberto foram presas no Estado.
Reforço nas delegacias
Durante o carnaval, as prisões feitas em blocos ou nas imediações deles e que tiverem ligação direta com a festa serão apresentadas nas Centrais Especializadas de Repressão a Crimes e Ocorrências Diversas e na Delegacia de Atendimento ao Turista, que tiveram equipes reforçadas.
As unidades do Departamento de Polícia de Proteção à Pessoa e do Departamento Estadual de Investigações Criminais tiveram o serviço estendido para apoiar policiais em campo.
O Garra (Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos) vai atuar nas regiões onde há concentração de foliões, podendo ser acionado pelas equipes para prestar apoio no caso de grandes ocorrências.
Na Sala de Comando e Controle da Polícia Militar, um delegado de plantão vai acompanhar ocorrências que chegam via 190 em tempo real.