Polícia faz operação contra suspeitos de fraudar R$ 40 milhões em transações bancárias
Golpistas tinham apoio de funcionários de TI, terceirizados e gerente bancário; golpes aconteceram após invasão à dados sigilosos de clientes
A Polícia Civil do Rio de Janeiro realizou nesta terça-feira (29), uma operação para desarticular esquema de fraudes bancárias nos sistemas do Banco do Brasil. Ao todo, o grupo criminoso conseguiu retirar R$ 40 milhões de contas bancárias de clientes. Seis mandados de busca e apreensão foram cumpridos na cidade do Rio de Janeiro, na baixada fluminense e em endereços de Cuiabá, em Mato Grosso.
De acordo com a investigação, os suspeitos estariam envolvidos em invasão de dados, alteração de informações cadastrais e desvios de valores diretamente do sistema do banco. Um outro investigado, que vive no estado do Mato Grosso, também gerente bancário, colaborou com o golpe. Eles contavam com o apoio de funcionários da área de TI e terceirizados do banco.
+ Golpes contra aposentados: INSS adota biometria para aumentar segurança
Segundo a polícia, os suspeitos teriam facilitado a inserção de “scripts maliciosos” nos sistemas, o que permitia que os criminosos acessassem, de forma remota, computadores do BB. Com isso, informações sigilosas eram vazadas. O acesso permitia que os criminosos realizassem transações bancárias em nome dos clientes. Para isso, cadastravam novos equipamentos e alteravam dados biométricos.
Em nota, o Banco do Brasil disse que as investigações policiais foram iniciadas a partir de uma apuração interna, que detectou irregularidades e foram comunicadas às autoridades policiais.