Polícia do RJ mira quadrilha de ex-miliciano que atua na Zona Oeste
Rodney Lima de Freitas, o RD, trocou a milícia por facção criminosa e está escondido no Morro do Alemão

Daniel Dutra
do SBT Rio
A Polícia Civil do Rio de Janeiro realiza uma operação, nesta terça-feira (8), contra uma organização criminosa chefiada por um ex-miliciano de Campo Grande, na zona oeste da cidade. O grupo é considerado um braço armado do Comando Vermelho (CV) e estaria ligado a disputas territoriais visando a expansão da facção na zona oeste.
+ PM afasta policial que matou jovem por engano em São Paulo
Segundo apurado pelo SBT Rio, Rodney Lima de Freitas, o RD, trocou a milícia pelo Comando Vermelho e está escondido no Morro do Alemão, na zona norte. O comparsa dele foi identificado como Gabriel Pinagè do Carmo Maria, vulgo Chel da Cong, que atua na Vila Kennedy.
De acordo com as investigações da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), a organização criminosa atua de forma violenta e estruturada nas comunidades do Barbante, Catiri, Vila Kennedy, e nos bairros de Campo Grande, Santa Cruz e Guaratiba.
"A operação, além de prender traficantes, é importante para desarticular a estrutura financeira, logística e operacional da organização criminosa que há tempos vem atuando na área, levando insegurança e violência à nossa população", afirmou o governador Cláudio Castro.
O objetivo da ação, que faz parte da "Operação Contenção", é cumprir mandados de busca e apreensão para reunir elementos para o inquérito que está em andamento e desarticular a estrutura da organização criminosa, freando a expansão territorial.