Polícia do Paraná recebe 2 mil armas de choque não letais para reforçar segurança
Equipamentos paralisam a musculatura e já estão sendo entregues às forças policiais do estado
SBT Brasil
A Polícia do Paraná ganhou um reforço tecnológico inédito no Brasil. A partir de agora, os agentes contam com as mais modernas armas não letais, que emitem pulsos elétricos para imobilizar suspeitos.
Somente nesta semana, foram entregues mais de 2 mil equipamentos. Os alvos, posicionados em três locais diferentes, foram usados na demonstração do disparo.
+ Polícia Militar apreende caixa de bombom ao investigar suspeita de explosivo em Brasília
O disparo sonoro com laser foi realizado com a Teaser 10, uma arma de choque não letal. O dispositivo, de fabricação americana e tecnologia avançada, foi adquirido pelo governo do estado para ser utilizado em operações policiais, tanto em situações de alerta quanto de defesa.
Segundo o coronel Hudson, secretário da Segurança Pública do Paraná, essa aquisição faz parte de um alto investimento na área, colocando os policiais paranaenses no mesmo patamar das forças de segurança de países de primeiro mundo.
Durante a apresentação, o governador Ratinho Junior destacou: “O choque paralisa a musculatura, imobilizando o indivíduo durante a abordagem. O choque é menor que o que tomamos na tomada e, em poucos segundos, o suspeito é detido.”
Ao todo, são 2 mil armas entregues às polícias Civil, Militar, Penal e Científica. O próximo passo será o treinamento das equipes para o uso correto dos equipamentos. Além das armas de choque, câmeras corporais também já estão à disposição dos agentes de segurança.
+ Caso Jéssica: ex-sogra e atual namorada do ex são condenadas por morte de jovem em SC