Polícia de SP prende “Paulo Baladeira”, líder do PCC no Acre foragido há quase dois anos
Investigação aponta que criminoso comandava atividades ilegais na fronteira com Peru e Bolívia mesmo estando em São Paulo

Marcos Guedes
A Polícia Civil de São Paulo prendeu, na tarde desta quarta-feira (7), Paulo Roberto Estevam de Carvalho, de 36 anos, conhecido como "Paulo Baladeira", apontado como uma das principais lideranças do Primeiro Comando da Capital (PCC) no estado do Acre.
+ Polícia identifica e pede prisão de suspeito por morte de professora em SP
Foragido desde novembro de 2023, ele foi localizado no bairro Jardim das Camélias, na Zona Leste da capital paulista. A prisão foi feita por agentes da 6ª Delegacia da Divisão de Investigações sobre Facções Criminosas (Disccpat), após um trabalho conjunto das inteligências das polícias civis de São Paulo e do Acre.
Segundo as investigações, mesmo à distância, Baladeira seguia comandando atividades criminosas ligadas ao tráfico de drogas na tríplice fronteira entre Brasil, Peru e Bolívia – uma das rotas mais estratégicas para a entrada de cocaína no país.
Condenado em 2014 a 21 anos de prisão por tráfico, associação para o tráfico e porte ilegal de armas, ele obteve liberdade condicional após cumprir cerca de dez anos da pena. Depois de fugir para São Paulo, passou a ser protegido pelo PCC e retomou sua posição de liderança dentro da facção.
Ainda de acordo com a polícia, Baladeira mantinha poder de decisão dentro da organização, com envolvimento direto na articulação de rotas do tráfico e até na decretação de mortes de rivais.
Após a prisão, ele será apresentado à Justiça. A polícia não informou se haverá pedido de transferência para o Acre.