Publicidade
Polícia

PM é punida após publicar vídeos sobre rotina na corporação

Soldado Mayara Kelly recebeu dois dias de detenção por divulgar gravações sem autorização institucional

Publicidade

Uma policial militar do Ceará foi punida após publicar vídeos em que aparecia mostrando a rotina na corporação. A soldado Mayara Kelly sofreu sanção disciplinar de uma detenção de dois dias.

Mayara postou vídeos compartilhando sua rotina nas redes sociais em 2023. Em um deles, a agente ensina a fazer um torniquete – usado para prender a circulação sanguínea e estancar hemorragias. Em outro, ela fala sobre a rotina de uma policial mulher, enquanto lava uma viatura.

As gravações fizeram a soldado ser alvo de uma sindicância instaurada pelo comando da Polícia Militar, que considerou a “exposição não autorizada de símbolos institucionais” como “infração disciplinar de natureza grave”. Foi dito, ainda, que o material contribui para o “desprestígio” da corporação.

Em sua defesa, Mayara disse que gravou os vídeos com intenção de informar, educar e incentivar seguidoras que desejem entrar na Polícia Militar. Também afirmou que sua rede social não é monetizada, ou seja, não arrecada dinheiro por meio de anúncios ou venda de produtos ou serviços.

+ Justiça concede habeas corpus a PM acusado de arremessar jovem de ponte em SP

Em nota, a Associação dos Profissionais de Segurança do Ceará criticou a punição contra a soldado, dizendo que apontou “excesso de rigor”. “É nítido que não houve desrespeito, incitação à indisciplina, nem qualquer comportamento que pudesse denegrir a imagem da instituição. Pelo contrário, ela reforçou o valor do equipamento e a presença feminina na tropa”, disse.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade