PF tem mais de 50 mil inquéritos em andamento; crime com maior recorrência é de estelionato
Dados constam em painel online lançado nesta segunda (22) pela corporação
Lara Curcino
A Polícia Federal (PF) tem 50.563 inquéritos em andamento atualmente. O dado consta em um painel online, lançado nesta segunda-feira (22), que traz números e detalhes das investigações em curso sob o guarda-chuva da corporação.
O crime mais recorrente entre os inquéritos é de estelionato, que consiste na prática de golpes, em que o criminoso engana a vítima para obter algum tipo de vantagem. São 7.320 casos suspeitos em apuração.
O segundo crime com mais inquéritos em andamento - 3.303 - é o de falsificação de documentos, seguido pelo de falsidade ideológica (3.041 casos).
+ Polícia Federal prende estrangeiro por tráfico internacional de drogas em aeroporto no RN
O painel ainda detalha que, de todas as investigações em andamento, 18.764 foram pedidas pelo Ministério Público Federal (MPF). A abertura de outras 9.901 partiram da própria PF.
São Paulo é o estado com mais inquéritos (5.534), seguido do Rio de Janeiro (3.321), Minas Gerais (1.675), Ceará (1.441) e Distrito Federal (1.153).
+ Polícia Federal apreende 77 kg de droga em embarcação comercial de passageiros no AM
De acordo com a PF, o painel vai passar por atualizações diárias. Quando finalizados, os inquéritos vão deixar o sistema, o que pode fazer com que os números recuem de um dia para o outro.