Publicidade
Polícia

PF realiza operação para retirar invasores de terra indígena em Rondônia

Criminosos atuavam no comércio ilegal de madeira; cerca de 840 hectares de terra foram desmatados

Imagem da noticia PF realiza operação para retirar invasores de terra indígena em Rondônia
15 policiais federais participaram da operação | Divulgação/PF
Publicidade

A Polícia Federal (PF) em Rondônia deflagrou a Operação Retomada para retirar invasores da Terra Indígena Igarapé Lage, situada nos municípios de Nova Mamoré e Guajará Mirim. Segundo a corporação, cerca de 840 hectares de terra já estavam desmatados, o que equivale a mais de 1100 campos de futebol, ou cinco vezes o tamanho do Parque Ibirapuera, em São Paulo.

+PF investiga empresa contratada por prefeitura na extração ilegal de minérios em terra indígena no AM

Invasores criaram um grande corredor que atravessa a reserva, com extensão de aproximadamente 20 km, além de construir pontes (uma delas com 100 metros) e habitações no local. Eles atuavam no comércio ilegal de madeira.

As estruturas foram destruídas e o material extraído foi apreendido. Durante os trabalhos, a PF localizou diversos indícios de extração ilegal, invasão e exploração de recursos naturais. Não há informações sobre presos.

Ponte de cerca de 100 metros de extensão, que havia sido destruída em março de 2024 por outra operação, estava sendo refeita | Divulgação/PF
Ponte de cerca de 100 metros de extensão, que havia sido destruída em março de 2024 por outra operação, estava sendo refeita | Divulgação/PF

+Indígenas protestam contra Lula, exigem demarcação e solução para violência em territórios na Bahia

Foram mobilizados 15 policiais federais, três agentes da Fundação Nacional do Indígena (Funai), dois do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e 35 militares do 6º Batalhão de Infantaria de Selva do Exército Brasileiro.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade