PF realiza operação para retirar invasores de terra indígena em Rondônia
Criminosos atuavam no comércio ilegal de madeira; cerca de 840 hectares de terra foram desmatados
A Polícia Federal (PF) em Rondônia deflagrou a Operação Retomada para retirar invasores da Terra Indígena Igarapé Lage, situada nos municípios de Nova Mamoré e Guajará Mirim. Segundo a corporação, cerca de 840 hectares de terra já estavam desmatados, o que equivale a mais de 1100 campos de futebol, ou cinco vezes o tamanho do Parque Ibirapuera, em São Paulo.
Invasores criaram um grande corredor que atravessa a reserva, com extensão de aproximadamente 20 km, além de construir pontes (uma delas com 100 metros) e habitações no local. Eles atuavam no comércio ilegal de madeira.
As estruturas foram destruídas e o material extraído foi apreendido. Durante os trabalhos, a PF localizou diversos indícios de extração ilegal, invasão e exploração de recursos naturais. Não há informações sobre presos.
+Indígenas protestam contra Lula, exigem demarcação e solução para violência em territórios na Bahia
Foram mobilizados 15 policiais federais, três agentes da Fundação Nacional do Indígena (Funai), dois do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e 35 militares do 6º Batalhão de Infantaria de Selva do Exército Brasileiro.