Operação investiga fraude bilionária na prefeitura de Guarulhos (SP)
Ação foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (31) e apura prejuízo de R$14 bilhões aos cofres públicos
C
A
Caroline Campos, Agência SBT
31/07/2025, 17:53 • Atualizado em 01/08/2025, 01:45
compartilhar
A Polícia Civil de Guarulhos iniciou, nesta quinta-feira (31), a segunda fase de uma operação que busca combater um esquema de fraudes fiscais praticado por servidores municipais. A quadrilha teria desviado 14 bilhões na prefeitura de Guarulhos ao longo de 16 anos.
Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.
Denominada como Operação Publicanos, a investigação começou em 2022 na esteira de um inquérito conduzido pelo Setor Especializado no Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (SECCOLD) para apurar irregularidades na Secretaria de Finanças do município.
Desde então, ao menos 600 pessoas, entre funcionários públicos e particulares e empresários da cidade, são suspeitas de receber propina em troca de forjar documentos e desviar recursos municipais, burlando o sistema de recolhimento de impostos.
Cerca de 23 viaturas e 53 policiais civis foram mobilizados para cumprir mandados de busca e apreensão em dez endereços. Em nota, a Secretaria da Segurança Pública disse que a operação tem como objetivo "combater e investigar crimes praticados por servidores públicos municipais em prejuízo à Prefeitura da cidade".
Nota da prefeitura de Guarulhos
A administração do prefeito Lucas Sanchez (PL) afirmou, em nota, apoiar as investigações da polícia e se colocou à disposição da Justiça para "combater o crime organizado no município", responsável por prejudicar as famílias guarulhenses.
"A quadrilha é acusada de participação em fraudes fiscais que deixaram um rombo de R$ 14 bilhões aos cofres públicos. O montante seria suficiente para quitar a dívida da Prefeitura de Guarulhos, deixada pela gestão anterior, que ultrapassa R$ 3 bilhões, ou poderia ter sido usado para a construção de dois hospitais ou 300 escolas, entre outros equipamentos indispensáveis para a população", declarou.
Operação investiga fraude bilionária na prefeitura de Guarulhos (SP)Ação foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (31) e apura prejuízo de R$14 bilhões aos cofres públicosCidades2025-07-31T17:53:50.293ZA Polícia Civil de Guarulhos iniciou, nesta quinta-feira (31), a segunda fase de uma operação que busca combater um esquema de fraudes fiscais praticado por servidores municipais. A quadrilha teria desviado 14 bilhões na prefeitura de Guarulhos ao longo de 16 anos. Denominada como Operação Publicanos, a investigação começou em 2022 na esteira de um inquérito conduzido pelo Setor Especializado no Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (SECCOLD) para apurar irregularidades na Secretaria de Finanças do município. Desde então, ao menos 600 pessoas, entre funcionários públicos e particulares e empresários da cidade, são suspeitas de receber propina em troca de forjar documentos e desviar recursos municipais, burlando o sistema de recolhimento de impostos. Cerca de 23 viaturas e 53 policiais civis foram mobilizados para cumprir mandados de busca e apreensão em dez endereços. Em nota, a Secretaria da Segurança Pública disse que a operação tem como objetivo "combater e investigar crimes praticados por servidores públicos municipais em prejuízo à Prefeitura da cidade". Nota da prefeitura de Guarulhos A administração do prefeito Lucas Sanchez (PL) afirmou, em nota, apoiar as investigações da polícia e se colocou à disposição da Justiça para "combater o crime organizado no município", responsável por prejudicar as famílias guarulhenses. "A quadrilha é acusada de participação em fraudes fiscais que deixaram um rombo de R$ 14 bilhões aos cofres públicos. O montante seria suficiente para quitar a dívida da Prefeitura de Guarulhos, deixada pela gestão anterior, que ultrapassa R$ 3 bilhões, ou poderia ter sido usado para a construção de dois hospitais ou 300 escolas, entre outros equipamentos indispensáveis para a população", declarou. São PauloSPSudestehttps://sbtnews.sbt.com.br/noticia/policia/operacao-investiga-fraude-bilionaria-na-prefeitura-de-guarulhos-sp
Lula cumprimenta Espriella, presidente eleito da Colômbia
Presidente afirmou que amizade entre países "transcende ideologias" e falou em cooperação em temas como preservação da Amazônia e combate ao crime organizado
Michelle é chamada de camisa 10 de Lula após vídeo
Aliados do senador Flávio Bolsonaro ainda estão tentando entender a postura da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, que o acusou de humilhá-la e maltratá-la