Operação do MP mira delegados denunciados por exigir R$ 5 mil para finalizar investigação
Mandados de busca apreensão foram cumpridos em Carmo e Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio de Janeiro
Iris Tavares
O Ministério Público do Rio de Janeiro cumpre mandados de busca e apreensão contra dois delegados da Polícia Civil do estado nesta segunda-feira (29), na Região Serrana.
Júlio César Pyrrho de Carvalho, da delegacia de Carmo, e Henrique Paulo Mesquita Pessoa, titular de Nova Friburgo, são denunciados por exigir R$ 5 mil para não dar prosseguimento às investigações a um inquérito relacionado a crime eleitoral.
+ Semana começa com mudança de temperatura no sudeste
A Corregedoria de Polícia Civil também atuou na operação. Segundo a denúncia, os delegados exigiram dinheiro de duas vítimas para não dar andamento ao caso. Eles estão sendo investigados pelo crime de concussão — quando o crime é praticado por um funcionário público contra a administração.
O crime aconteceu em novembro de 2022. Na época, Júlio César também era lotado na delegacia de Nova Friburgo.
Em nota, a defesa do delegado titular de Nova Friburgo, Henrique Paulo Mesquita Pessoa, disse que o agente a operação causou "enorme perplexidade" no cliente.
+ PMs são acusados de atirar e matar dois durante festa julina
"Apesar do grande desconforto gerado pelo cumprimento da medida extrema e desproporcional — que resultou apenas na apreensão de seu telefone celular, sem a descoberta de eventuais bens, documentos ou valores de cunho comprometedor —, o Dr. Henrique Pessoa está com a consciência tranquila e plenamente convencido de que provará a sua inocência no curso do processo", diz a nota.