Publicidade
Polícia

Operação da PF mira esquema milionário no seguro-defeso no Amapá

Associação de pescadores seria usada como fachada para desviar recursos do benefício pago durante o período de proibição da pesca

Imagem da noticia Operação da PF mira esquema milionário no seguro-defeso no Amapá
Foto: Reprodução
Publicidade

A Polícia Federal realizou nesta sexta-feira (29) uma operação para investigar fraudes milionárias no seguro-defeso em Santana, no Amapá. Sete mandados de busca e apreensão foram cumpridos durante a ação.

O benefício é um pagamento feito a pescadores artesanais durante a piracema, período em que a pesca é proibida para proteger os peixes enquanto eles se reproduzem.

+ Polícia de Alagoas desarticula fábrica clandestina de medicamentos falsificados em Maceió

Segundo a PF, os suspeitos usavam uma associação de pescadores como fachada para receber o benefício indevidamente. Parte do dinheiro era desviada para integrantes do grupo e lavada por meio de comércios ligados aos investigados.

As irregularidades foram descobertas após inconsistências nos registros do INSS. A investigação revelou que, entre 2022 e 2023, um dos alvos movimentou quase R$ 3 milhões, mais da metade em dinheiro vivo, e outro, sem emprego formal, movimentou R$ 1,7 milhão.

Se confirmadas, as suspeitas podem gerar acusações de estelionato, organização criminosa e lavagem de dinheiro, com penas que podem ultrapassar 24 anos de prisão.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade