Publicidade
Brasil

Paraquedista morre em acidente durante salto em Boituva (SP)

Advogado Marcelo Levy Sartori colidiu com o solo ao realizar curva em baixa altitude; acidente é o segundo fatal no município em menos de um mês

Imagem da noticia Paraquedista morre em acidente durante salto em Boituva (SP)
,
• Atualizado em
Publicidade

Um paraquedista de 46 anos morreu nesta sexta-feira (29) durante um salto no Centro Nacional de Paraquedismo de Boituva, interior de São Paulo. A informação foi confirmada pela Associação de Paraquedismo de Boituva.

+ Enchente de 2024 no RS provocou maior número de deslizamentos já registrado no Brasil

Segundo a associação, Marcelo Levy Gariasio Sartori colidiu com violência no solo ao realizar o salto em baixa altitude. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. Marcelo era um atleta experiente, com mais de 1.000 saltos registrados.

 Marcelo Levy Gariasio Sartori era advogado | Foto: reprodução
Marcelo Levy Gariasio Sartori era advogado | Foto: reprodução

Este é o segundo acidente fatal envolvendo paraquedistas em Boituva em menos de um mês. A cidade é conhecida como a capital nacional do paraquedismo e recebe praticantes de todo o país.

+ Aneel mantém bandeira vermelha 2 para setembro e conta de luz segue cara

Em nota, a Prefeitura de Boituva lamentou o acidente e afirmou que o equipamento utilizado por Marcelo estava em perfeitas condições de funcionamento, segundo verificação preliminar. O equipamento foi recolhido, e as causas do acidente serão investigadas pela Polícia Civil.

Segundo a Prefeitura, Marcelo Levy Gariasio Sartori não era inscrito na Confederação Brasileira de Paraquedismo (CBPq), mas estava ativo na United States Parachute Association (USPA), entidade americana reconhecida mundialmente. Por não ser atleta da CBPq, a organização não tem competência para adotar medidas específicas, mas acompanhará as investigações policiais, prestando solidariedade aos familiares e à comunidade pela perda.

Confira nota de Associação de Paraquedismo de Boituva

Infelizmente hoje tivemos um acidente fatal no Centro Nacional de Paraquedismo em Boituva-SP, o atleta Marcelo Levy Gariasio Sartori, ao se aproximar do solo, fez uma curva a baixa altitude e colidiu com violência em solo, foi socorrido pela equipe de resgate de plantão do CNP, levado ao hospital de Boituva e veio a óbito, seu equipamento foi recolhido para perícia e mais informações teremos após o relatório oficial, Marcelo era considerado um paraquedista experiente já havia realizado mais de 1000 saltos

Confira nota da Prefeitura de Boituva

A Prefeitura de Boituva informa que, nesta sexta-feira, *29 de agosto de 2025, ocorreu um acidente no **Centro Nacional de Paraquedismo (CNP), resultando no falecimento do atleta **Marcelo Levy Garisio Sartori*, 46 anos, advogado, residente em São Paulo.

O paraquedista, atleta profissional de categoria *D* – a mais avançada do paraquedismo –, possuía habilitação internacional em dia, com mais de 2 mil saltos e estava em treinamento para recorde esportivo. Durante a aproximação para o pouso, na última curva, houve falha na execução da manobra, e consequentemente a queda. O atleta foi socorrido ainda com vida e encaminhado ao hospital local, mas, devido à gravidade dos politraumatismos sofridos — diversas partes do corpo — não resistiu.

O equipamento utilizado, estava em perfeitas condições de funcionamento, conforme verificação preliminar. As investigações já foram iniciadas pela Polícia Civil de Boituva. Até o momento, não foram encontradas evidências de falha mecânica.

Segundo a CBPq - Confederação Brasileira de Paraquedismo, o atleta estava ativo na USPA - United State Parachute Association, entidade americana reconhecida mundialmente. Considerando que o atleta não era filiado a CBPq, a organização não tem competência para medidas específicas, contudo fará o acompanhamento das investigações policiais, inclusive prestando solidariedade junto aos familiares e a toda comunidade pela perda.

O município acompanha as investigações em conjunto com as autoridades competentes e reforça que todas as informações oficiais serão divulgadas exclusivamente pelos canais institucionais.

A Prefeitura manifesta solidariedade aos familiares, amigos e colegas do paraquedista, reiterando o compromisso de prestar apoio e seguir colaborando com as investigações para que todas as circunstâncias do ocorrido sejam devidamente esclarecidas.

Publicidade

Assuntos relacionados

Morte
paraquedas
Sorocaba
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade