Polícia

Número de furtos aumenta mais de 20% no estado de São Paulo

Em 2023, foram registrados106 mil crimes do tipo a mais do que em 2021

Imagem da noticia Número de furtos aumenta mais de 20% no estado de São Paulo

O número de furtos no Estado de São Paulo aumentou mais de 20% entre 2021 e 2023, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública. Ao SBT, comerciantes relatam as estratégias para tentar se proteger da violência.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

“Não dormimos, ficamos cuidando das câmeras de monitoramento, não tem hora, não tem dia. Aqui há uma porta de presídio para aumentar a segurança”, conta um comerciante, que não quis ser identificado.

Ele conta que trabalha na área há 40 anos. “Aconteceram pelo menos cinco arrombamentos nesse último um ano e meio. É desesperador o que está acontecendo agora. Se for no meu comércio, lá parece um presídio”, complementa ele. Além do alarme, o comerciante instalou um portão de ferro no meio da escadaria e recobriu a parede com chapas de aço.

Os comerciantes da Zona Sul de São Paulo estão com medo. Não querem se identificar e não sabem mais o que fazer. Os criminosos agem principalmente de madrugada.

Imagens de uma câmera de segurança mostram dois homens encapuzados entrando na loja e levando duas TVs. Tentam usar um carrinho de supermercado em vão. Não desistem e tranquilamente vão embora. No entanto, há também casos de bandidos que nem escondem o rosto. Vídeos registram dois homens em frente à loja para disfarçar. Mas na verdade, forçam a porta. Um deles entra e furta um produto encomendado.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública, em 2023, foram registrados 106 mil furtos a mais do que em 2021. Entre 2020 e 2023, o crescimento foi menor. Isso significa que foram, em média, 1.526 furtos por dia no estado (2023). Só a Zona Sul da capital teve uma alta de 17% nos dois primeiros meses deste ano, em relação a todo o ano passado.

A SSP informou que o policiamento foi intensificado e que os registros das ocorrências são imprescindíveis para que os casos sejam investigados e os responsáveis, presos.

“Se a pessoa entrou, tem que avisar uma empresa, ou o dono da loja pode ser avisado no celular. Tem que ter uma sirene e luz, pra todo mundo que estiver na rua perceber. Às vezes ter uma sirene lá dentro, pra assustar e chamar a polícia, algum apoio que possa contratar”, diz Marcy José de Campos Verde, consultor de segurança.

Últimas Notícias