Menino de 7 anos é atingido por tiro em escola de Rio das Pedras, no Rio
Vítima passou por atendimento em hospital e passa bem. No mesmo dia, na Baixada Fluminense, outra criança, de 5 anos, foi baleada na cabeça
Isabela Masi
Duas crianças foram baleadas nesta quinta-feira (14) em diferentes regiões do Rio de Janeiro. Pela manhã, um menino, de 7 anos, foi atingido por um tiro dentro da Escola Municipal Professora Marisa Vargas Menezes, na Estrada de Jacarepaguá, em Rio das Pedras, na zona oeste do Rio. No início da noite, outra criança, de 5 anos, foi atingida por disparo na cabeça, na porta de casa, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.
+ Menino de 4 anos é esquecido sozinho em creche no Ceará
No primeiro caso, o pai do menino de 7 anos contou que ele estava na aula de educação física, por volta das 11h30 da manhã, quando foi ferido por uma bala perdida. O tiro atingiu as nádegas do menino e saiu pela virilha. Ele foi levado para a Clínica da Família e depois transferido para o Hospital Municipal Lourenço Jorge, onde foi atendido. A vítima recebeu alta e já está em casa.
O pai da criança, que esteve na delegacia da Barra da Tijuca, ainda na zona oeste, para registrar o caso, conta que na manhã do incidente, havia escutado tiros vindo da Gardênia Azul, comunidade próxima a Rio das Pedras, onde uma grande operação das polícias militar e civil aconteceu na quarta-feira (13), durando todo o dia.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, o disparo atingiu o aluno sem que houvesse operação ou tiroteio em curso. A Prefeitura lamentou que episódios de violência como este impactem as escolas, que deveriam ser locais de paz e aprendizagem.
Conflito na região
O clima ainda seguia tenso e com policiamento reforçado na região. No total, 6 criminosos morreram e 12 foram presos na ação. Entre eles: dois seguranças do traficante Ygor Freitas de Andrade, o Matuê, principal alvo dos agentes.
Um suspeito baleado foi socorrido para uma unidade hospitalar, identificado como um ladrão de carga foragido da Bahia e responsável por um roubo a uma procuradora de Justiça.
+ Esquema de propina em comércio leva à prisão de dez PMs em Belford Roxo (RJ)
Quatro menores de idade também foram apreendidos. Em meio a ação, 4 fuzis, 4 pistolas, revólver, munições, carregadores, granadas, cadernos de anotações do tráfico, rádios transmissores e grande quantidade de drogas foram apreendidas. Um policial militar do BOPE foi baleado de raspão na operação.
Com isso, chega a 86 o número de agentes de segurança baleados no Grande Rio em 2025.
Atentado atinge criança
No início da noite de sexta-feira (15), um outro menino, de apenas 5 anos, foi atingido na cabeça por um disparo, enquanto estava na porta de sua casa, na Baixada Fluminense. Segundo as primeiras informações, o alvo seria um homem que também foi baleado, encaminhado a uma unidade de saúde e liberado.
O autor dos disparos, segundo a polícia, desceu de um carro branco e começou a atirar. Não havia operação policial no local.
A criança ferida foi socorrida a um hospital em estado gravíssimo. Até o fechamento desta reportagem não havia mais detalhes sobre o estado de saúde do menino.
Com este caso, já são 13 crianças baleadas só este ano no Grande Rio, de acordo com o Instituto Fogo Cruzado.