Mais de mil presos ligados ao Comando Vermelho são transferidos de presídio onde túnel foi descoberto
Os detentos estavam no Instituto Penal Vicente Piragibe, no Rio de Janeiro; rota de fuga foi encontrada na segunda-feira (02)
A Secretaria de Estados de Administração Penitenciária transferiu nesta sexta-feira (06), 1.067 presos do Instituto Penal Vicente Piragibe para a Penitenciária Moniz Sodré ambos localizados no Complexo de Gericinó, em Bangu, Zona Oeste do Rio de janeiro. Os detentos têm ligação com a organização criminosa Comando Vermelho.
Foi neste presídio que na segunda-feira (2), a Polícia Penal encontrou um túnel feito pelos detentos e desarticulou o plano de fuga dos presidiários. Segundo informações obtidas pela Subsecretaria de Inteligência, a escavação do túnel teria sido autorizada pela cúpula da facção criminosa. O Complexo do Instituto Penal Vicente Piragibe agora vai passar por obras.
A operação desta sexta-feira mobilizou cerca de 250 policiais penais do Grupamento de Intervenção Tática (GIT), do Serviços de Operações Especiais (SOE), do Grupamento de Portaria Unificada (GPU), das Coordenações da Subsecretaria de Gestão Operacional e de agentes da Subsecretaria de Inteligência do Sistema Penitenciário, além de três ônibus, duas vans modelo sprinter, dois furgões e 17 viaturas.
"Trata-se de mais uma ação bem sucedida da Polícia Penal, que diuturnamente trabalha para garantir a segurança das 51 unidades prisionais do Estado e coibir qualquer tipo de ação criminosa. Estamos cumprindo o nosso papel de preservar a ordem e a disciplina no sistema penitenciário fluminense. Hoje transferimos mais de mil privados de liberdade com total segurança", disse a secretária da Seap, Maria Rosa Lo Duca Nebel.
Após as obras, a penitenciária abrigará custodiados em regime semiaberto e que pertencem a outra facção criminosa.
Instituto Penal Vicente Piragibe
Destinado às lideranças da facção criminosa Comando Vermelho (CV), o Instituto Penal Vicente Piragibe abriga os seguintes criminosos: Márcio Aurélio Martinez Martelo, o ‘Bolado da Providência’, Bruno Eduardo da Silva Procopio, vulgo ‘Piná’, Ilan Nogueira Sales, conhecido como ‘Capoeira’ e Gilberto Soares Alves, o ‘Caveirinha’.
"No presídio Vicente Piragibe, estão criminosos de alta periculosidade. Todos os envolvidos estão sendo identificados e serão isolados", explicou a secretária da Seap, Maria Rosa Lo Duca Nebel.