Mãe e filho estão entre presos em operação contra facção criminosa no Piauí
Investigadores descobriram grupo de WhatsApp com troca de informações e organização de crimes

SBT News
com Cidade Verde
O Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) deflagrou na manhã desta quarta-feira (9) uma operação contra uma célula ligada a uma facção criminosa nos municípios de Nazária, Barras e União, no Piauí. A ação visa o cumprimento de 39 mandados judiciais, sendo 21 de busca e apreensão e 18 de prisão. Até o momento, dez pessoas foram presas, entre elas uma mãe e seu filho.
+ Traficante disfarçado de pescador é preso enquanto transportava drogas em Duque de Caxias (RJ)
Segundo as investigações, os suspeitos demonstravam forte adesão ideológica à facção, sendo exigido deles matrícula, apelido (vulgo), área de atuação, referências e conhecimento do estatuto da organização, além da permanência ativa na associação. Os integrantes atuavam de forma articulada, repassando ordens e fortalecendo os vínculos internos do grupo criminoso.
De acordo com a Polícia Civil, a operação é um desdobramento de uma ação anterior, na qual celulares foram apreendidos. A partir desse material, os investigadores descobriram a existência de um grupo de WhatsApp onde os alvos trocavam mensagens codificadas, cadastravam faccionados, organizavam crimes, entre outras informações que comprovaram a organização do grupo criminoso.
+ PM mata irmão e acerta tiro na própria mãe durante discussão em SP
A ação conta com o apoio de diversas forças de segurança, incluindo a Diretoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Diretoria de Inteligência da Polícia Civil, BOPE, BEPI, FEISP, Guarda Civil Municipal (GCM), BOPAER, DECORTEC, DEPESP, DHPP, além das delegacias de Nazária, Barras, União, e da 1ª, 4ª, 5ª e 9ª Delegacias Seccionais.